Terça-feira, 01 de Julho de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 15:10 - A | A

Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 15h:10 - A | A

2º TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

"Bolsonaro nunca defendeu pautas em favor das mulheres", afirma a deputada Rosa Neide

Evelyn Souza/O Bom da Notícia

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta terça-feira (18), a deputada federal Rosa Neide (PT), afirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ‘nunca defendeu pautas em favor das mulheres’, durante estes quatro anos de mandato.

Frisando que as mulheres somente ‘perderam’ durante esses quatro anos, a deputada igualmente ressaltou que ‘Bolsonaro não tem nada a dizer às mulheres', ao lembrar que ainda retirou direitos femininos.

“Nós só perdemos! Bolsonaro não tem nada a dizer às mulheres! Bolsonaro só tirou os direitos das mulheres. E o que Bolsonaro pensa de mulher? Ele disse várias vezes que ele deu uma fraquejada ao ter uma filha. Disse também que mulheres têm que ganhar menos que os homenos porque engravidam. Bolsonaro nunca respeito mulher”, afirmou.

Ao reiterar que o presidente da República ainda castigou a mulher na reforma previdenciária.

“As mulheres foram as que mais sofreram no governo Bolsonaro! Quando a gente olha a reforma da previdência, em todas as categorias as mulheres foram as que mais sofreram. Por exemplo, o Bolsonaro queria que as professoras da educação infantil, em anos iniciais, se aposentassem aos 60 anos. Imagine uma mulher com 60 anos, professora, subindo no playground com as crianças nos braços! Foi uma luta muito grande para reverter essa reforma, porém através de uma emenda parlamentar de minha autoria, conseguimos frear a mudança da idade de aposentadoria das mulheres de 50 para 60 anos, e entrar em um acordo para que fosse 52 anos, após muita negociação, porque não conseguimos manter em 50”, disse

A petista ainda lembrou que o presidente não construiu ou entregou ‘nenhuma casa’ pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

“As casas que foram construídas em larga escala no governo Lula e Dilma pelo programa Minha Casa, Minha Vida, eram entregues em nomes das mulheres e o governo Bolsonaro não construiu nenhuma casa em Mato Grosso, ou seja, nem mulher e nem homem recebeu casa nenhuma!”

Também de acordo com Rosa Neide, Mato Grosso teria recursos para construir a Casa da Mulher Brasileira que seria um espaço público onde iria se concentrar serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres em situação de violência, ‘mas não construiu’.

“A Casa da Mulher Brasileira tínhamos recursos para construir e não construimos! Mato Grosso não tem, assim, como a maioria dos estados do Brasil, a Casa da Mulher que serve para abrigar aquela mulher que sofre violência. Para ter oportunidades de fazer cursos e assim ser inserida novamente no mundo do trabalho. Mas Mato Grosso ou abriu mão, ou não fez, e outros estados fecharam porque não tinha condições de manter, porque o governo tirou o dinheiro”, ainda asseverou a deputada, sem esconder sua indignação.