Terça-feira, 01 de Julho de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 01 de Novembro de 2018, 14:43 - A | A

Quinta-feira, 01 de Novembro de 2018, 14h:43 - A | A

CÂMARA DE CUIAABÁ

Câmara arquiva pedido de afastamento de prefeito

Kamila Arruda, da Redação

Por maioria, os vereadores de Cuiabá rejeitaram o pedido de instalação de uma comissão processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). No total, 15 parlamentares votaram conta a proposta apresentada pelo vereador Abílio Júnior (PSC). 

 

Os vereadores Diego Guimarães (PP), Dilemário Alencar (PROS) e Felipe Wellaton (PV) se posicionaram a favor do pedido, mas foram voto vencido. Já Ricardo Saad (PSDB), Toninho de Souza (DEM) e Wilson Kero-kero (PSL) optaram por se abster da votação. O propositor e o presidente da Casa de Leis Justino Malheiros (PV) não votaram por força regimental. 

 

Em contrapartida, Adevair Cabral (PSDB), Chico 2000 (PR), Dr. Xavier (PTC), Elizeu Nascimento (DC), Gilberto Figueiredo (PSB), Juca do Guaraná (PT do B), Lilo Pinheiro (PRP), Luis Claúdio (PP), Macrean (PRTB), Mario Nadaf (PV), Misael Galvão (PSB), Orivaldo da Farmácia (PRP), Prof. Frankes (PP), Renivaldo Nascimento (PSDB), e Sargento Joelson (PSC) votaram pelo arquivamento da representação.

 

O pedido de Abílio teve como base as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual ele é presidente.  O parlamentar apontou uma série de irregularidades, como o preenchimento de mais de 1 mil cargos comissionados feitos por indicação política, além da falta de gestão no fornecimento de medicamentos para a Saúde.

 

Diante disso, pediu que o chefe do Executivo Municipal fosse investigado quanto à prática de infrações político administrativas previstas no Decreto Lei Federal 201/67. 

 

Caso fosse aprovada, o prefeito seria afastado, e o processo poderia culminar na cassação do seu mandato. 

 

Apesar de também fazerem parte da CPI, Saad e Xavier não concordaram com o pedido feito por Abílio. Eles defendem que o relatório seja encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE).