Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, 16:38 - A | A

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023, 16h:38 - A | A

CÂMARA DE CUIABÁ

Chico 2000 garantiu que vereadores irão fiscalizar outro setores da gestão Emanuel Pinheiro

Evelyn Siqueira/ com assessoria

O presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), afirmou à imprensa nesta última terça-feira (07), que o modelo de fiscalização realizado no dia 30 de outubro, nas escolas municipais de Cuiabá será aplicado em outros setores da cidade. 

De acordo com o parlamentar, ‘muitas vezes o problema de uma unidade se repete em outras’.

“O modelo de fiscalização que houve na Educação será levado para todos os setores! Começamos pela Educação em razão de algumas denúncias que chegaram nesta Casa, sendo bilhetes escritos pelos próprios alunos, com isso, conseguimos fiscalizar seis unidades escolares. Na próxima semana iremos fiscalizar cerca de mais 10 unidades, porque muitas vezes um problema que é encontrado em uma unidade se repete em todas,” disse

Chico também informou que o relatório da fiscalização das cinco escolas e no depósito da Secretaria Municipal de Educação (SME), já está sendo elaborado e será encaminhado ao Poder Executivo, solicitando as devidas explicações. Ressaltando ainda, que caso a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene Machado, não justifique os problemas encontrados, ela deverá ser convocada a comparecer na Câmara Municipal.

“Estamos fechando o relatório das seis unidades fiscalizadas na semana passada e vamos encaminhar para a secretária de Educação. Também daremos 10 dias para que ela apresente nesta Casa, as justificativas e os prazos para resolver os problemas. Caso não cumpra, ela será convocada pelo presidente a comparecer nesta Casa”, informou 

Entenda

No último dia 30 de outubro, uma Comissão da Câmara formada por 11 vereadores de base e oposição à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), realizaram uma série de fiscalizações às unidades escolares do município, como também às instalações da Secretaria Municipal de Educação (SME), onde detectaram um lixão com equipamentos escolares. Além de falta de estrutura adequada nas unidades de ensino como falta de estrutura adequada e climatização nas salas de aula, e merenda insuficiente no prato dos alunos.

A comitiva foi formada pelo presidente da Casa, Chico 2000 (PL) após denúncias da vereadora Maysa Leão (Republicanos) sobre o descaso da Secretaria Municipal da Educação com o dinheiro público.

Além de Chico e Maysa, a ação contou com participação dos vereadores, Eduardo Magalhães (Republicanos), Demilson Nogueira e Luis Cláudio (PP), Sargento Vidal e Rogério Varanda (MDB), Sargento Joelson e Dídimo Vovô (PSB), Felipe Corrêa (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos) e Michelly Alencar (União Brasil).