O prefeito Abilio Brunini (PL) completou oito meses à frente da Prefeitura de Cuiabá. Nesse período, a administração tem recebido críticas e elogios por algumas medidas adotadas. Durante participação no podcast do site O Bom da Notícia, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) destacou as medidas consideradas acertadas e outros pontos que ainda merecem atenção do gestor da Capital.
Entre os acertos, Monteiro citou a escolha do secretário municipal de Educação, Amauri Monge, embora tenha destacado que a nomeação tardia prejudicou o início do ano letivo. "Quando ele trouxe o Amauri, ele acertou. Pena que foi tarde, não teve semana pedagógica, perdeu o começo do ano letivo, então não sei se ele vai conseguir mostrar muitos resultados no Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] deste ano, mas foi um movimento acertado", afirmou.
O vereador também elogiou a adesão da Prefeitura ao programa Alfabetiza MT, voltado para a alfabetização na idade certa, e a implantação de um programa de desenvolvimento neuropsicomotor para crianças da primeira infância, afirmando que são iniciativas que podem gerar impactos positivos a longo prazo.
Na área de transporte público, o parlamentar destacou a decisão de implementar a "Tarifa Zero", sugerida pelo colega de Parlamento, o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos). A Lei, que já está em vigor, garante a gratuidade no transporte coletivo aos domingos na Capital. Além de ampliar o acesso da população à serviços essenciais, atividades culturais, espaços de lazer e celebrações religiosas aos finais de semana.
"Quando ele coloca o transporte livre aos domingos, ele aquece o comércio, porque uma família de quatro integrantes gastaria muito com condução para sair, diminuindo a capacidade de compra. Sem sombra de dúvidas foi uma decisão acertada [...] O transporte coletivo precisa ser de qualidade, barato e rápido. Essa medida está alinhada com experiências internacionais de mobilidade urbana", disse o vereador.
Sobre a saúde da Capital, Daniel Monteiro citou a nova secretária, Danielle Carmona, reconhecendo sua competência, mas ponderou que ainda é cedo para avaliar os resultados da gestão. "Gosto muito do trabalho da Carmona, mas ela precisa de autonomia. Se o prefeito der a autonomia que ela merece, vai dar certo. Do contrário, ninguém consegue entregar".
Assista o 'Cast do Bom':