Sábado, 14 de Junho de 2025

POLÍTICA Sábado, 29 de Outubro de 2022, 11:22 - A | A

Sábado, 29 de Outubro de 2022, 11h:22 - A | A

QUASE 125 MIL VOTOS

Deputada promete continuar nos bastidores políticos após perder reeleição por quociente eleitoral

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

A deputada federal Rosa Neide (PT) - que assegurou na urnas 124.671 votos, contudo, ficando de fora por conta do quociente eleitoral -, assegurou que mesmo não sendo reeleita continuará na política. Agora, trabalhando nos bastidores em favor dos mato-grossenses.

O comentário ocorreu na noite da última quinta-feira (27), durante participação no programa Roda de Entrevistas, da TV Mais, afiliada da TV Cultura. 

"Vou continuar fazendo política, vou continuar nas agendas realizadas pelo meu partido em Mato Grosso. Se o presidente Lula ganhar teremos inúmeras propostas sociais para mulheres, educação, povos indígenas, enfim discussões que eu quero estar junto, que eu quero trabalhar e fazer essas interlocução com os ministérios", disse. 

Com o sistema proporcional, as vagas são distribuídas em proporção aos votos dados aos candidatos, partidos e federações. Com a reforma eleitoral de 2021, a distribuição das vagas e da sobra foi modificada. Assim, participaram da distribuição das sobras apenas os partidos e federações que tiveram pelo menos 80% do quociente eleitoral e pelos candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% desse quociente.

A deputada ainda disse que caso o atual presidente Jair Bolsonaro (PT), vença o pleito de 30 de outubro, lutará mais anda em favor de seu estado. 

"Se continuar sendo esse presidente, que eu espero que não continue, vamos fazer um embate vamos continuar em pé e na luta. Não vou me afastar de política acho que é um pouco do nosso fôlego, estarei sempre lutando junto com o PT para o melhor para o nosso Estado", finalizou. 

Em Mato Grosso o PT não elegeu deputados federais, apenas reelegeu os estaduais Lúdio Cabral e Valdir Barranco.