Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 09:31 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 09h:31 - A | A

TRADIÇÃO

Devotos convidam Eduardo Botelho para festa de São Benedito em julho, em Cuiabá

Todo dinheiro arrecadado vai para reforma da Igreja do Rosário e São Benedito

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A tradicional Festa de São Benedito, edição 2024, será realizada de 4 a 7 de julho, na Igreja Rosário e São Benedito, em Cuiabá. Os recursos da 302ª festividade vão contribuir com a reforma da igreja. Nesta semana, os devotos visitaram os gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgando a programação. O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, recebeu os devotos e foi presentado com o convite do baile de abertura, dia 21 de junho, Buffet Leila Malouf.

A rainha da Festa de São Benedito é Idê Gonçalves Guimarães e o rei Robinson Arruda Garcia. Segundo ela, o apoio do poder público contribui para consolidar a reforma do prédio que foi interditado pela Defesa Civil por problemas na estrutura. “Esperamos apoio dos políticos para reabrir as portas da igreja. É o que mais desejamos. Na sexta-feira (21), teremos o baile de abertura, que será lindo. Esperamos que a população participe dos quatro dias de festividades para homenagear São Benedito. Então, viemos convidar o deputado Botelho e a dona Sônia para o baile de gala”, disse a festeira.

Convite reforçado também pelo padre Pedro Canísio Schroeder. “A 302ª festa de São Benedito, que acontece em todo o Brasil, está muito ligada as tradições religiosas culturais afro. Dia 29 deste mês, teremos a lavagem da escadaria, feita pelas comunidades afro de Cuiabá e Mato Grosso”.

Chá com bolo cuiabano

Apreciador das tradições cuiabanas, Botelho lembrou da época que trabalhava nas ruas de Cuiabá e aguardava ansioso pelo momento do chá com bolo.

“A festa de São Benedito é histórica. Quando era criança trabalhava de madrugada e cedinho ia lá esperar o chá com bolo. A festa faz parte da devoção do cuiabano. Estamos trabalhando para conseguir recursos para reforma da Igreja do Rosário e São Benedito, pois manter viva essa cultura, as missas e a tradicional festa, é muito importante para história de Mato Grosso”, concluiu Botelho.

Programação da Festa de São Benedito 2024

Peregrinação: de 9/6 a 30/6
Baile de gala: 21/6
Novena: 25/6 a 3/7
Levantamento do Mastro: 2/7
Tríduo: 4 a 6/7
Grande Festa: 7/7