Domingo, 23 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 15:25 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 15h:25 - A | A

EMENDAS DA SAÚDE

Dr. Luiz Fernando acusa crimes de responsabilidade fiscal e moral de Emanuel Pinheiro

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O vereador Dr. Luiz Fernando (UB) não poupou críticas ao prefeito Emanuel Pinheiro que deixou de liberar 30 milhões de reais em emendas impositivas destinadas à saúde de Cuiabá. O recurso está designado para a realização de mutirões de cirurgias eletivas, visando à redução da fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade na cidade, o que incluiriam cirurgias ortopédicas, ginecológicas, oftalmológicas, e outras.

“É desumano e inaceitável ver o sofrimento daqueles que esperam por uma cirurgia enquanto o prefeito Emanuel Pinheiro brinca com a saúde pública do povo, é lamentável esse descaso. Esse calote revela a completa incompetência administrativa na gestão fiscal da saúde", contextualizou.

O atraso na liberação das emendas impositivas, segundo o vereador, não só prejudica diretamente os pacientes que aguardam por cirurgias há anos, mas também desrespeita uma obrigação legal e orçamentária aprovada pelo Poder Legislativo.

“Não é apenas uma questão de má gestão, mas também de responsabilidade fiscal e moral. A inexecução das emendas impositivas poderia configurar crime de responsabilidade do prefeito, incluindo a cassação do mandato. É preciso ter punição severa em caso de descumprimento do orçamento aprovado para o exercício financeiro", enfatizou o vereador.

O parlamentar destacou ainda que não irá esperar a abertura de diálogo por parte do líder e vice-líder do prefeito nesse tema. Reitera que reconhece que o presidente da Câmara Municipal, Chico 2000, já está cansado e perdendo a paciência para tentar estabelecer com o prefeito o cronograma da execução das emendas e cirurgias, mas como membro da comissão permanente de saúde da Casa, afirma que vai tomar as devidas providências contra o prefeito e a favor da população.

“Estou verificando com a equipe da saúde do prefeito se já existe o devido cronograma para a realização das cirurgias, e mediante o levantamento feito, estudarei juridicamente medidas severas contra o gestor. Quero e vou cobrar por soluções mais imediatas, as cirurgias eletivas precisam acontecer para salvar vidas, a má gestão de Emanuel Pinheiro não pode fazer mais vítimas na saúde, chega, precisamos dar um basta”, lamentou Luiz Fernando.