Domingo, 08 de Setembro de 2024

POLÍTICA Sábado, 26 de Junho de 2021, 16:12 - A | A

Sábado, 26 de Junho de 2021, 16h:12 - A | A

BRIGA POR VACINA

Emanuel Pinheiro ainda aguarda nova reunião com ministro da Saúde

O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou na manhã deste sábado (26.06) que ainda não há definição se serão enviadas doses extras de vacina para a capital. O pedido foi feito ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) no dia 8 de junho e o emedebista ainda aguarda mais uma reunião para a próxima semana com o ministro Marcelo Queiroga.

As declarações do prefeito foram durante entrevista à CNN Brasil. O prefeito lembrou que o atraso na campanha de vacinação está relacionado ao fato de que o município não produz e nem pode comprar imunizantes. Mas ele acredita que em um ano toda a população cuiabana estará imunizada, se o Governo Federal ‘honrar o compromisso’ de enviar as doses extras.

“Se continuar no ritmo que está dentro de seis meses a um ano teremos toda a população cuiabana imunizada. Estamos contando com o compromisso do Governo Federal de doar doses de vacinas extras para Cuiabá em virtude de termos sido escolhidos sede da Copa América sem ter o direito de opinar”, afirmou.

Emanuel oficializou ao Governo Federal o pedido de 290 mil doses extras do imunizante da Janssen. “O ministro Ramos garantiu que até semana que vem o ministro Queiroga vai sentar com deputado federal Emanuelzinho e se precisar eu vou à Brasília novamente para poder definir e dar essa resposta”.

Mesmo após o prefeito afirmar que o Governo Federal confirmou o envio de mais imunizantes, há cinco dias o ministro Marcelo Queiroga, informou durante audiência pública, que o pedido de doses extras da vacina contra a Covid-19 feito pelos prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) não foi aceito. O pedido foi feito como forma de compensar as duas cidades pelos jogos da Copa América.

Com isso, o ministro descartou qualquer possibilidade de vacinação em massa da população por causa dos jogos, que já começaram no dia 13 de junho na Arena Pantanal, na capital.

O pedido inicial foi de envio de 670 mil doses de vacinas, que seria a quantidade suficiente para imunizar toda a população com mais de 18 anos na capital.

Nesta sexta-feira (25.06), Mato Grosso recebeu 22.850 doses da Janssen, que foram distribuídas para todos os municípios e sem nenhum indicativo do Governo Federal de envio extra para Cuiabá. Para a capital foram destinadas 4.160 doses do imunizante da Johnson & Johnson.