Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍTICA Sábado, 18 de Novembro de 2023, 15:02 - A | A

Sábado, 18 de Novembro de 2023, 15h:02 - A | A

MISSÃO TÉCNICA

Empresários celebram conquistas e novas parcerias ao fim da missão China e Índia

Da Redação do O Bom da Notícia

Após 15 dias de imersão no continente asiático, a missão empresarial que levou 81 empresários, representantes de instituições e autoridades à China e Índia chegou ao fim nesta última quinta-feira (16).

A comitiva retorna com a bagagem repleta de conhecimentos, inovações e parcerias fechadas durante a jornada que foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e outras entidades.

Lélia Brun, diretora superintendente do Sebrae/MT, enfatizou a importância das conexões estabelecidas durante a missão. "Esses dias foram de intensa troca de conhecimentos e oportunidades. Estamos entusiasmados com as parcerias consolidadas e as portas que se abriram para os negócios mato-grossenses", disse a superintendente.

O Sebrae Mato Grosso propõe as missões internacionais com o objetivo de estimular os negócios a buscar mercados estratégicos e fortalecer as conexões globais. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, considera o intercâmbio importante para os empresários, principalmente para a indústria e agroindústria.

“Mato Grosso está em um ciclo de crescimento e essa missão do Governo do Estado junto com o Sebrae, foi muito importante para conhecermos a China e a Índia e ter a oportunidade de estabelecer parcerias, tanto na área tecnológica como na área de produção nesses dois países”, pontuou.

Entre as feiras e visitas técnicas, a missão culminou em uma série de encontros estratégicos, como a participação na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e a presença em reuniões com importantes entidades indianas, evidenciando a diversidade de setores explorados durante a viagem.

O empresário e diretor da Fiemt, Adilson Valerá, conta como ficou impressionado com a estrutura da cidade chinesa de Shenzhen, que em 40 anos passou de uma vila de pescadores à uma metrópole de gigantes da tecnologia, e atribuiu o desenvolvimento à união entre empreendedor, governo e sociedade.

“Vimos aqui a importância da conjunção da valorização do empreendedorismo e da eficiência tanto do governo quanto da sociedade. A união faz com que esse país cresça rápido. Shenzhem está aqui há 40 anos e já possui muitos prédios, com uma infraestrutura gigantesca, indústrias que oferecem pontualidade de entrega, qualidade. É impressionante!”, admite.

O prefeito de Querência (MT), Fernando Gorgen, também se viu surpreso com o que viu na missão e ficou inspirado a “industrializar para atrair investidores” com o objetivo de gerar oportunidades para o município.

O setor do agronegócio também integrou a delegação de empresários. Afrânio Migliari, da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), comemorou as oportunidades encontradas e disse, ainda, que conseguiu apoio para “concluir a liberação da exportação do gergelim para a China”.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, a missão aos dois países asiáticos será transformada em negócios com resultados significativos para o estado mato-grossense. “Essa missão capitaneada e muito bem-organizada pelo Sebrae teve o intuito de promover o comércio entre a China, Índia e Mato Grosso. Foi extremamente proveitosa, tanto para o setor agrícola, quando para o industrial e comercial. Acredito que esse intercâmbio se transformará em negócios para o nosso estado”, destacou.

Os 25 anos do Sebrae Mato Grosso liderando missões técnicas demonstram que a expertise faz diferença para os participantes. Vinicius Saragiotto, diretor da Finc Empreendimentos, que esteve pela primeira vez na China e Índia explica a vantagem dessa preparação.

“A China e Índia são as novas e grandes potencias mundiais, tanto em população quanto em economia. Para nós, empresários, essa missão foi importante para identificar oportunidades, conhecer novas culturas, empresários e, acima de tudo, trazer novidades, não só tecnologias como conhecer de quê maneira o progresso é tratado nesses dois países. O Sebrae teve uma brilhante condução, com pessoas preparadas, que já tiveram vivência e souberam nos direcionar de maneira adequada. Estão de parabéns pela excelente organização”, disse.

Apenas neste ano, o Sebrae Mato Grosso realizou cerca de 50 missões técnicas somente neste ano, sendo 10 delas internacionais, envolvendo mais de mil empresários mato-grossenses, com aproximadamente 300 participando de missões fora do país.

O encerramento da missão marca o início de uma nova fase para os negócios locais, segundo aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec-MT), César Miranda, que destacou a importância do Sebrae Mato Grosso na condução da comitiva. “Tivemos a oportunidade não só de fazer contato, mas de aprender muito. De conhecer muitas empresas chinesas que querem fazer negócio com o Brasil e aí vem a importância do Sebrae de estar cada vez mais capacitando nosso empresariado para que a gente atinja um nível de qualidade e expertise cada vez melhor”, completou.

A delegação contou com a presença do governador de Mato Grosso Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, representantes de Secretarias do Estado e deputados. Além de membros do Sebrae/MT e da Fiemt, também estarão presentes representantes da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado), da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e das seguintes Associações: de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), de Criadores de Suínos (Acrismat), de Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), a de Produtores de Sementes (Aprosmat) e outras instituições.