Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (15), o governador Mauro Mendes (UB) se mostrou "tranquilo" em relação ao aumento de 50% nas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras. Segundo Mendes, a taxação não deve "abalar" o agronegócio de Mato Grosso, já que apenas 15% das exportações do estado são destinadas aos Estados Unidos.
Mendes afirmou que Mato Grosso, como maior produtor de carne, pode facilmente "reorganizar essa cadeia de exportação com outros países", citando mercados aquecidos em diversas regiões do planeta. Ele comparou a situação a uma "turbulência" ou "vento forte", mas defendeu que se o estado estiver "bem e preparado", conseguirá superar o desafio.
“O estado do Mato Grosso hoje é o maior produtor de carne, exportamos apenas 15% das nossas exportações que vão para os Estados Unidos. Não é difícil reorganizar essa cadeia de exportação com outros países, os mercados estão aquecidos em muitas regiões do planeta, ou seja, é aquela velha história: toda vez que você tem uma turbulência, que você tem um vento forte e que você passa por algum tipo de abalo, se você está bem e está preparado, você supera aquilo”, afirmou.
Mauro Mendes ressaltou que a maior parte das exportações de Mato Grosso vai para países asiáticos, e que a taxação americana deve causar mais "turbulências políticas do que econômicas". Ele finalizou reforçando a confiança na "competência e eficiência" dos produtores do agronegócio mato-grossense para superar essa nova fase.
“Acredito que vá trazer mais turbulências políticas do que econômicas, já que grande parte das nossas exportações são para o mercado asiático e grande parte dessas exportações têm viés positivo de crescimento. A nossa competência e eficiência demonstradas por tantos e tantos produtores do agro mato-grossense serão, com certeza, elemento definitivo e decisivo para superarmos mais uma vez essa pequena turbulência”, pontuou.