À imprensa, nesta quarta-feira (14), o deputado estadual Júlio Campos (UB) ironizou o empate técnico entre os candidatos que buscam o comando da Prefeitura de Cuiabá, nas eleições de outubro, Eduardo Botelho (UB) e Abílio Brunini (PL) na disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
Ao, inclusive, detonar o instituto '100% Cidades', que divulgou a pesquisa em parceria com a Futura Inteligência. O levantamento foi veiculado nesta terça-feira(13) pela Exame e aponta Abílio com 31,8% e Botelho com 31,5%. Em seguida, Lúdio Cabral (PT) aparece com 20,0% das intenções de voto e Domingos Kennedy (MDB) tem 2,0%.
Para Júlio Campos, que já ocupou todos os cargos políticos eletivos existentes em Mato Grosso e no Brasil - como vereador, prefeito, deputado federal, senador, governador e, atualmente, deputado estadual -, ele nem ao menos sabia da existência do instituto. Para o parlamentar, o instituto 'deve ter sido criado de última hora, para criar este tipo de levantamento', Ainda frisando que, minimamente, Eduardo Botelho estaria 10% na frente de qualquer um dos candidatos que disputam o comando do Palácio Alencastro. E, assim, não acredita nos dados divulgados.
“Eu não acredito, primeiro não conheço esse instituto, é muito novo na praça. Parece instituto inventado, criado de última hora para fazer este tipo de pesquisa.Prefiro acreditar em outros institutos como Gazeta, MT Dados, Percent que tem mais história e conhece nossa política. Eu não acredito. E te convido a sair agora em praça pública e fazer uma pesquisa e ver se o Botelho não tem no mínimo 10 pontos a mais que qualquer candidato seja Abílio ou Lúdio”.
Mais sobre a pesquisa Futura
De acordo com os dados divulgados pelo instituto, a maioria dos eleitores que responderam à pesquisa se identificam com a direita (37,1%). Outros 42,7% disseram não ter preferência política, enquanto 10,7% se consideram de esquerda. Os de centro somaram 4,6%, e 4,9% não souberam ou não quiseram responder.
A Futura Inteligência também consultou os eleitores sobre quais candidatos à prefeitura da capital mato-grossense eles não votariam de jeito nenhum. E neste quesito Lúdio Cabral é o mais rejeitado, com 39,1%, seguido por Abílio Brunini, com 35,1%, e Eduardo Botelho, com 24,6%. A rejeição de Domingos Kenedy foi de 23,2%.
A pesquisa também apresentou três cenários de segundo turno para a eleição em Cuiabá e neles Botelho vai melhor e venceria Abílio e Lúdio.
O levantamento também apontou que a saúde deve ser a prioridade do próximo prefeito de Cuiabá. A área foi citada por 61,8% dos eleitores, seguida pela educação, com 27,6%, e pela pavimentação de ruas, com 18,0%.
A pesquisa foi registrada no TSE como MT-01287/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.