Quarta-feira, 21 de Maio de 2025

O BOOM DA NOTÍCIA Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 13:12 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 13h:12 - A | A

EM CUIABÁ

SER Família Capacita oferta curso de Eletricista de Instalações Prediais para migrantes

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Capacita, está ofertando o Curso de Eletricista de Instalações Prediais em Cuiabá. A abertura da formação, que tem o apoio do Núcleo Estadual de Políticas para População Migrante, foi realizada nesta segunda-feira (19.5), às 18h30min, no salão de formação do Centro de Pastoral para Migrantes, localizado no bairro Carumbé.

A primeira-dama Virginia Mendes destacou a importância do curso para os migrantes.

"O Programa SER Família Capacita é uma demonstração do nosso compromisso em oferecer oportunidades para todos, especialmente para aqueles que mais precisam. Com esse curso, estamos oferecendo uma ferramenta fundamental para a inclusão social e profissional dos migrantes em Cuiabá, abrindo novas portas para o futuro deles e das suas famílias”, disse ela

Durante a abertura, o diretor do Centro Pastoral, Padre Mauro Verzeletti, salientou que a parceria com o Estado e com a Setasc é essencial para a inserção desse público no mercado de trabalho.

“Quero agradecer ao Governo de Mato Grosso pelo apoio constante. Nossa parceria começou há um ano e já estamos com novos projetos visando melhorar os processos de atenção humanitária. Atualmente, são quase 30 mil migrantes no Estado. Temos a necessidade de integrar essa população e garantir sua inserção no mercado de trabalho para que eles possam se desenvolver e criar raízes”, destaca.

A gestora do Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante, Mariane Oliveira, explica que a realização do curso é um passo muito importante para os migrantes que chegam a Mato Grosso.

“Por meio da parceria do Governo do Estado com o Centro de Pastoral, fazemos o atendimento, o acolhimento e a regularização de documentos. E, através do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama, Virgínia Mendes, podemos levar aos migrantes essa oportunidade de desenvolvimento profissional”, informa. 

De acordo com o instrutor do curso, Joilson Bispo, a capacitação oferece o conhecimento básico para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho como eletricistas, realizando instalações prediais e residenciais. No total, 20 alunos estão inscritos no curso, que terá 160 horas. Participam da formação homens e mulheres migrantes, com mais de 18 anos.

Para o cubano Rolando Bossa, que chegou ao Brasil há aproximadamente um ano, fazer o curso de eletricista representa uma possibilidade de crescimento. “O conhecimento nos dá oportunidades de trabalho, o que nos permite contribuir com a sociedade que nos acolheu. O Brasil é um dos poucos países que verdadeiramente acolhe os migrantes”, avalia.

Ramón Marques, que é da Venezuela, também considera que a capacitação é essencial. “O Governo do Estado nos brinda com um curso gratuito, que é fonte de emprego e desenvolvimento. É uma ajuda muito grande que estamos recebendo. Quero me especializar e, ao final do curso, trabalhar na área”, explica.   

As aulas do Curso de Eletricista de Instalações Prediais do SER Família Capacita serão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, no Centro Pastoral para Migrantes.

Ser Família Capacita

O Programa SER Família Capacita oferece a oportunidade de qualificação gratuita em Mato Grosso, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do SER Família, mulheres, jovens, desempregados, empreendedores, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), egressos do trabalho análogo ao escravo e do sistema prisional e população migrante.

Para mais informações sobre o Programa SER Família Capacita, acesse o site da Setasc.