Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 15 de Novembro de 2020, 21:02 - A | A

Domingo, 15 de Novembro de 2020, 21h:02 - A | A

CONFIRMADO

Kalil Baracat é eleito prefeito em Várzea Grande

Rafael Martins / O Bom da Notícia

Kalil Baract (MDB), como já era de se esperar, é eleito como novo prefeito de Várzea Grande. Apoiado pela família Campos, Kalil sempre figurou em primeiro lugar nas pesquisas tendo como seu principal oponente Flávio Frical (PSB) que ficou em segundo lugar. Kalil obteve 46,12% dos votos válidos, ao todo, ele recebeu 50.918 votos, segundo apuração do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). 

O segundo lugar ficou com Flavio Frical (PSB) e a disputa foi acirrada. O socialista obteve  40,01% dos votos válidos.

“Kalil não tenho dúvida alguma representa a esperança de uma noda perspectiva para nossa cidade... Ele expressa que será um prefeito com comprometimento com gente humilde e o trabalhador dessa cidade”, disse o senador Jayme Campos, no comitê do candidato. 

Filho do atual prefeito de Cuiabá, o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PTB) ficou com a terceira colocação, com um pouco mais de 5 mil votos.

A disputa pelo comando da segunda maior cidade de Mato Grosso ainda teve Milton Dantas (PSL) como candidato, mas ele disputou o pleito subjudice, ou seja, seus votos não são contados como válidos, a menos que ele reverta a impugnação da candidatura na Justiça.

Força dos Campos

Kalil fez uma campanha focada em exaltar os feitos da gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM), que deixa o Paço Couto Magalhães este ano. O novo prefeito chegou a fazer parte da atual administração, sendo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo entre 2017 a 2018. Também esteve na pasta de Governo, entre 2019 e 2020.

Baracat é empresário e já foi vereador no município, com mandato entre 2012 e 2016.

Ele vem de família tradicional na cidade. É filho de Nico Baracat, que foi vereador e vice-prefeito pelo município, deputado estadual e secretário de Governo; neto de Sarita Baracat, primeira prefeita do município, entre os anos de 1967 e 1970; e neto de Emanuel Benedito Arruda, mais conhecido como “Caboclo”, que foi vereador entre os anos de 1974 e 1977.