Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 06 de Março de 2018, 09:17 - A | A

Terça-feira, 06 de Março de 2018, 09h:17 - A | A

BIOMETRIA

Mais de 40% do eleitorado de Cuiabá ainda não realizou cadastro biométrico

Kamila Arruda, da Redação

Pouco mais de 50% dos eleitores da Capital realizou o cadastro biométrico para o pleito de outubro deste ano. Até esta segunda-feira (05), apenas 219.950 eleitores do universo de 424.103 que Cuiabá fizeram o cadastramento.

 

Este número representa 51,86% do eleitorado da Capital. Em Várzea Grande, por sua vez, dos 184.920 eleitores, 100.126 já participaram da biometria. No caso de Sinop, a coleta de dados biométricos foi realizada por 73.126 eleitores dentro de um universo de 97.288.

 

A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos será realizada até o dia 30 deste mês. Após este prazo, serão cancelados todos os títulos dos eleitores que não atenderam à convocação.

 

O cidadão que estiver nessa situação não poderá obter a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral. Esse documento é exigido para o exercício de alguns direitos civis, entre eles tirar passaporte, tomar posse em cargo público e fazer a inscrição em instituições de ensino superior.

 

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

 

No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.  

 

 Locais de Atendimento e horário  

 

Cuiabá  

 

Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE – situado na Avenida Rubens de Mendonça). Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.   Posto de atendimento no Goiabeiras Shopping, localizado no 2º Subsolo, o qual funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço.  

 

No shopping 3 Américas, o posto eleitoral está instalado no 2º piso, em frente à Academia Fórmula. O atendimento vai das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

Ganha Tempo do bairro CPA 1, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no espaço Teatro Zulmira Canavarros, o posto de atendimento ao eleitor funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.  

 

No Fórum de Cuiabá – ao lado da Central de Conciliação, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

Várzea Grande  

 

Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, bairro: Água Lima. O posto funciona das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.  

 

Câmara Municipal de Várzea Grande, situada na Avenida Castelo Branco. O posto funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.  

 

Sinop  

 

Em Sinop funcionam duas centrais de atendimento ao eleitor; uma situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul e outra, instalada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. Ambas unidades estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço. (Com Assessoria)