Sábado, 25 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 13:51 - A | A

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 13h:51 - A | A

ELEIÇÃO EM CUIABA

Mesmo com Juca na disputa, Janaina reafirma apoio à Botelho e quer liberação para vereadores

Luciana Nunes/Marisa Batalha/O Bom da Notícia

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse que os diretórios estadual e municipal do partido devem se reunir nos próximos dias para tratar de uma possível candidatura à Prefeitura de Cuiabá, do deputado estadual Juca do Guaraná. Já que foram várias vezes publicizadas as informações de que a cúpula estadual definiu pelo apoio ao pré-candidato Eduardo Botelho (UB).

“A gente ainda não fez nenhuma reunião do partido para tratar do assunto. Essa novidade sobre a candidatura do Juca chegou para a gente essa semana e não tivemos a oportunidade de debater entre nós e como eu já havia dito que tem uma decisão da estadual para caminhar com a candidatura do Botelho, claro, então vamos nos reunir”, disse.

O presidente municipal do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, aposta no deputado estadual Juca do Guaraná como candidato a prefeito na sucessão de Emanuel Pinheiro. Na sua visão, a candidatura de Juca iria manter o partido protagonista na capital.

Já o diretório estadual acredita que o melhor é apoiar Botelho e focar no partido apenas na chapa de vereadores.

Conforme Janaina, a reunião com a municipal também servirá para discutir se os candidatos a vereador que desejarem apoiar Botelho, poderão fazê-lo, mesmo a sigla tendo um nome na disputa.

“Nossa preocupação é com a chapa de vereadores se terão ou não a liberdade para apoiar a chapa de prefeito que o diretório estadual apoia. Então, o que nós queremos discutir é como vai ficar isso, até porque tem muitos vereadores que não querem candidatura própria. Mas para gente da estadual não muda nada. Já demos a palavra e vamos caminhar com Botelho”, completou.

Juca assume pré-canidatura

Nesta última quinta-feira(18) ao site Veja Bem, o deputado estadual Juca do Guaraná assumiu sua pré-candidato na disputa Prefeitura de Cuiabá pelo MDB, sob o argumento que teria ouvido o presidente do diretório de Cuiabá, o advogado Francisco Faiad, que tem veementemente apontado seu nome para 'peitar' este processo eleitoral e que seu nome teria surgido em pesquisa interna e estaria até bem posicionado.

"Como eu defendo o protagonismo do MDB, estou me colocando à disposição. Elegemos o Emanuel em 2016 e o reelegemos em 2020 contra todas as forças políticas de Mato Grosso [...] E vou defender as obras de Emanuel. Apontar que Cuiabá avançou. Entregamos dois viadutos, entregamos o maior e o mais moderno hospital de Cuiabá. Asfaltos nos bairros, principalmente, na periferia. Assim, vou defender que as coisas boas nós daremos continuidade", disse Juca.

Se o parlamentar definir por dar continuidade ao seu projeto eleitoral ele terá adversários de peso, como seus colegas de Legislativo estadual Eduardo Botelho(União), Lúdio Cabral(PT), o vice-prefeito José Roberto Stopa(PV) e o deputado federal bolsonarista, Abílio Brunini(PL).

O nome de Juca volta a aparecer no cenário eleitoral, após membros do partido apontarem que sem um nome na majoritária para realizar uma defesa mais pontual à Emanuel Pinheiro(MDB), o prefeito poderá virar um saco de pancadas dos seus adversários. Principalmente, depois que Emanuel admitiu que ficará distante das eleições e que cuidaria somente de finalizar sua gestão.