Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 17:47 - A | A

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 17h:47 - A | A

EM CUIABÁ

Ministério da Saúde desmente fake news da Prefeitura sobre a intervenção

Órgão relatou que não tem qualquer atribuição de averiguar gestão realizada pelo Gabinete

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

O Ministério da Saúde desmentiu uma notícia falsa divulgada pela Prefeitura de Cuiabá, que publicou matéria dando conta que o ministério faria uma “averiguação dos problemas” que a Intervenção teria feito na saúde de Cuiabá.

De acordo com a Prefeitura, a suposta vistoria teria sido determinada a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Porém, em resposta oficial à equipe de intervenção, o secretário-executivo do ministério, Swedenberger Barbosa, negou que tenha determinado uma inspeção nos trabalhos e ainda destacou que o órgão sequer tem atribuição para isso.

“O Ministério da Saúde, como autoridade sanitária nacional, atua de forma a ajudar/ colaborar e apoiar municípios e Estados, a buscarem soluções na gestão, respeitando suas autonomias. Assim, consideramos inadequado o termo “averiguação” da gestão do ente federado citado na reportagem. Isto não está nas atribuições deste Ministério. Ficamos à disposição para as tratativas que visem fortalecer o SUS de maneira integrada e colaborativa pelas esferas federal, estadual e municipal”, comunicou o secretário Executivo.

A intervenção do Governo de Mato Grosso na Saúde de Cuiabá ocorreu de março até o final de dezembro do ano passado, a pedido do Ministério Público e determinação do Tribunal de Justiça, em razão do caos que a saúde se encontrava.