Quinta-feira, 25 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 18:39 - A | A

Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 18h:39 - A | A

EM MT

Ministros Fávaro e Silvio anunciam ampliação do aeroporto de Porto Alegre

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Nas próximas semanas, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizam o lançamento das obras do aeroporto de Porto Alegre do Norte, na região do Araguaia mato-grossense. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18) após reunião entre os ministros e o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, em Brasília.

Com investimentos da ordem de R$ 15 milhões, o novo aeroporto foi incluído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Plano de Aviação Nacional (PAN) e atenderá uma região de mais de 250 mil habitantes.

“Não pode, uma região em franco desenvolvimento, não ter um aeroporto regional”, enfatizou Fávaro. Ele destaca que depois do aeroporto de Barra do Garças, no Sul do Araguaia, o próximo aeroporto estruturado está localizado em Redenção, no Pará, com mais de 1200 quilômetros de distância entre os municípios.

De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o PAN concentra cerca de 80 aeroportos viáveis que serão implementados em todo o país. “Iniciamos a discussão do projeto e, em breve, agora no segundo semestre, estaremos na região ao lado do ministro Fávaro para realizar esse sonho antigo da população que é fundamental não só para o turismo de lazer, mas sobretudo par ao turismo de negócios para todas as cidades da região que representam mais de 250 mil pessoas", destacou.

O projeto de ampliação do aeroporto de Porto Alegre do Norte, que conta com a maior pista asfaltada da região com 1600 metros, homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 27 de julho de 2021, foi entregue por Fávaro a Sílvio Costa Filho em dezembro do ano passado. A estruturação do local foi uma decisão tomada em conjunto com os prefeitos de diversas cidades do Araguaia mato-grossense.

“É uma região toda que vai se beneficiar com o turismo de lazer, novas oportunidades de negócios e com a possibilidade de salvar vidas, transportando pacientes que precisam de uma UTI Aérea, por exemplo”, completou o ministro da Agricultura e Pecuária, lembrando, ainda, que a região é considerada a nova fronteira agrícola do Brasil.

Conforme o prefeito Daniel do Lago, a implementação de um aeroporto com voos regulares para passageiros atende a uma demanda antiga da população do Araguaia que, atualmente, precisa se deslocar de carro ou em aviões particulares por longas distâncias para ir a capitais ou outras cidades.

Além do aeroporto regional, também está em andamento a pavimentação de trecho da BR-158, lançada pelos ministros Fávaro e Renan Filho, dos Transportes, em setembro do ano passado, representam, segundo o prefeito, um salto de desenvolvimento para a região, gerando novas oportunidades de negócios, investimentos e geração de empregos para a população do Araguaia. Ele cita como exemplo que já está sendo instalado um novo frigorífico no município e também estão sendo realizados estudos para a uma segunda usina de etanol de milho.

“O capítulo do Araguaia como ‘Vale dos Esquecidos’ já ficou para trás com a pavimentação do contorno da BR-158 e esse aeroporto”, ressaltou Daniel do Lago.