O Cast do Bom do site O Bom da Notícia recebe nesta quinta-feira (23) a deputada federal Gisela Simona (UB), que assegurou uma cadeira na Câmara, ao substituir seu colega de partido Fábio Garcia (UB) - que vem comandando a Casa Civil do governo. A parlamentar, obviamente, deverá apontar seus principais projetos e debates no Congresso, sobretudo, os resultados obtidos nas propostas colocadas.
Gisela ainda é uma das coordenadoras dentro do União Brasil Mulher, neste próximo 25 de novembro, em Cuiabá, do Workshop “Defesa Lilás”, voltado às mulheres que querem buscar soluções para o tema “Violência contra a Mulher”. Um debate importantíssimo para quem assegurou seu espaço na ambiência política, dentro de um Estado que ganhou notoriedade nacional como campeão em feminicídio. Só para lembrar Mato Grosso registrou em 2022, pelo menos 101 assassinatos de mulheres. Deste total, quase a metade foi enquadrado como feminicídio, crime cometido por ódio e ou desprezo à condição de gênero feminino das vítimas, modalidade que está em contínuo crescimento.
Outra discussão que deverá ganhar espaço no Cast do Bom, desta quinta, é quanto a igualdade racial e a justa representatividade do povo negro no Parlamento brasileiro. No último dia 1º de novembro de 2023 foi aprovado o projeto de Resolução 116/2023 que cria a 'Bancada Negra da Câmara dos Deputados', cuja responsabilidade é zelar pela participação de seus respectivos deputados nos órgãos e nas atividades da Câmara dos Deputados, bem como a participação no Colégio de Líderes; o uso da palavra, durante o período destinado às Comunicações de Lideranças, por cinco minutos semanais, como forma de dar expressão à posição de seus respectivos deputados quanto a votação das proposições e conhecimento das ações de interesse da bancada.
Importante apontar que 56% da população brasileira declara-se pretos e pardos e, na atual legislatura, 31 parlamentares se declararam pretos e pretas e 91 declararam com a cor parda no formulário de registro de candidatura da eleição. Portanto, aproximadamente um contingente em torno de 24% dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados.
Gisela sempre comandou como secretária-adjunta, o Procon estadual. Ela tomou posse no dia 7 de julho na Câmara Federal. E neste período conseguiu a aprovação de projetos importantes na Casa, como o PL 5086/2023, que dá prazo para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana aos Municípios brasileiros.
Igualmente assegurou a aprovação do PL 1874/2015 que garante atendimento educacional especializado gratuito aos estudantes com transtorno do espectro autista nas instituições públicas e conveniadas, direito à educação inclusiva e a profissional de apoio escolar. Também o PL 4968/2020 que altera a CLT ao determinar que as empresas disponibilizem a seus empregados informações sobre campanhas oficiais de vacinação, sobre o papilomavírus humano (HPV) e sobre os cânceres de mama, de colo do útero e de próstata. Matérias que foram encaminhadas para o Senado.
Trajetória
Gisela Simona foi candidata em 2018, ainda pelo PROS, na época, na disputa por uma cadeira no parlamento federal, alcançando um expressivo número de votos, mais de 50 mil votos. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Cuiabá e terminou na disputa em 3º lugar, conquistando 52.191 votos na capital. E, em 2022, concorreu novamente na luta por uma das oito vagas à Câmara Federal.
Cuiabana, nascida e criada no bairro do Porto, Gisela é filha de mãe professora e pai advogado. Formada em Direito pela Unemat, com pós-graduada em Direito do Consumidor, Gisela assumiu a carreira de conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon/MT.
O 'Cast do Bom' vem sendo comandado há mais de quatro anos pelos jornalistas Edivaldo Ribeiro que, igualmente, dirige o Programa Cadeia Neles, na TV Vila Real e por Marisa Batalha, editora-chefe do site O Bom da Notícia. Neste bate-papo, em especial, estará mais uma vez conosco Bárbara Lenza Lana, advogada especializada nos dDreitos da Mulher, além de fazer parte de vários coletivos que estudam esta questão em Mato Grosso.