Domingo, 16 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 25 de Maio de 2024, 17:39 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 17h:39 - A | A

Chapada dos Guimarães

Ponto de Wi-Fi livre entregue pelo Governo de MT oferece conexão de qualidade

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

O Governo de Mato Grosso entregou o primeiro ponto de Wi-Fi livre do Projeto Infovia MT em Chapada dos Guimarães, neste sábado (25.05). Essa iniciativa visa fornecer conexão de internet de alta qualidade em todo o Estado. Os primeiros pontos de acesso à internet foram instalados na Praça Dom Wunibaldo e na Rua Quinco Caldas (rua coberta).

O Projeto Infovia MT é uma realização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). A iniciativa tem como meta integrar mais de 2.300 unidades de prestação de serviços públicos até o fim deste ano, oferecendo Wi-Fi livre em todos os municípios do Estado de Mato Grosso, facilitando o acesso da população aos diversos serviços estaduais.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou a importância do acesso à tecnologia como política pública implantada pelo Governo. 

“Essa é mais uma entrega importante para a população, fruto da boa gestão dos recursos públicos. Ao consolidar um contrato unificado de link de internet para todo estado, buscamos a eficiência operacional, eliminando redundâncias e otimizando os custos associados a serviços de conectividade, bem como trazendo mais inovação”, pontuou.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, agradeceu o Governo de Mato Grosso pela implantação da rede Wi-Fi livre.

“Agradeço o governador Mauro Mendes e todo o seu staff. Há 40 anos eu coloquei o telefone no distrito e falei para a população que eu ia falar com a minha mãe e falar com o mundo. Demoraram a acreditar que era possível falar com o mundo. A comunicação é importantíssima. E esse projeto é um exemplo do compromisso que o governo e os servidores do estado têm com Chapada dos Guimarães”.

O projeto busca oferecer internet acessível à população.

“O Infovia MT visa facilitar o acesso do cidadão a diversos serviços públicos digitais, informação, plataformas de estudo e muito mais. Estamos trabalhando em uma Agenda Estratégica Digital para termos um Estado cada vez mais moderno, inclusivo, transparente, inovador e eficiente, que é a palavra que guia todo o nosso trabalho”, afirmou o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão.

Esse projeto é um pilar fundamental para alcançar os objetivos delineados na Agenda Estratégica Digital de Mato Grosso (Decreto 338/23), que inclui a modernização e o aumento da eficiência da administração pública.

O Infovia MT não só apoia esses objetivos imediatos, mas também estabelece as bases para um futuro mais digital e interativo no estado, alinhando-se com os princípios de governo digital, inovação e participação cidadã.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton, falou do benefício da conexão com internet gratuita e de qualidade para o turismo.
 
"Vamos viver o turismo agora conectado. Conectados, vocês poderão acessar informações sobre as cachoeiras, restaurantes e os paredões. Acabamos de ser premiados como um dos melhores observatórios do Brasil, para fazer um programa de posicionamento no Google dos nossos empresários, para facilitar a busca. E agora, temos Wi-Fi para facilitar essa busca", destacou Wellaton.

Essa conectividade em Chapada dos Guimarães é um marco significativo para o turismo e o acesso à informação, impulsionando o desenvolvimento local e oferecendo aos visitantes e moradores uma experiência digital aprimorada.