Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 16:46 - A | A

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 16h:46 - A | A

REUNIÃO

Prefeito e deputada se reúnem com Figueiredo, de olho em recursos para saúde municipal

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva e o prefeito de Diamantino, estiveram nesta quinta-feira (27), na Secretaria de Estado de Saúde (SES), para conversar com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, sobre as demandas relacionadas ao Hospital Municipal São João Batista e um possível aumento de repasses à saúde do município.

De acordo com o prefeito Manoel Loureiro, que é médico pediatra há 37 anos, desde que foi municipalizado, o hospital tem servido como polo de atendimento em obstetrícia e ortopedia não só para Diamantino, mas também para os municípios de São José, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Nova Maringá, Nova Marilândia, Nortelândia e Arenápolis.

O Hospital Municipal São João Batista (HMSJB) registrou, nos primeiros 45 dias de serviço 100% público, mais de 900 atendimentos à população. Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), do Ministério da Saúde.

Segundo o relatório de prestação de contas do Instituto Primeiro, Organização Social que gerencia o HMSJB sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados nesses 45 dias 378 atendimentos clínicos, 56 atendimentos de urgência e emergência (ginecologia e obstetrícia), 172 cirurgias e mais de 360 exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada.

“Hoje o município arca com 70% das despesas, porém cerca de 60% dos pacientes são nossos e 40% de outros municípios. Pedi a deputada Janaina para intermediar essa conversa com a secretaria de saúde para ver se conseguimos que o estado possa contribuir com mais recursos”, explicou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, que também acompanhou a reunião destacou que o Hospital Municipal São João Batista é portas abertas para atendimentos de obstetrícia. “A unidade também conta com atendimento de ginecologia, pediatria, ortopedia e radiologia 100% gratuito para a população, um grande passo na saúde pública diamantinense”, afirma.

Após a análise da demanda pelo secretário, uma nova agenda deve ser realizada entre com o governador Mauro Mendes e os prefeitos das cidades vizinhas que utilizam a estrutura da unidade de saúde de Diamantino.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) elogiou a atuação do prefeito em prol da saúde e disse que irá atuar junto ao governo estadual para garantir o suporte necessário ao município. “O prefeito Manoel está de parabéns pelo zelo com a saúde não só de Diamantino, mas de toda a região. Hoje ele veio aqui trazer a demanda para o secretário de saúde e vamos atuar em conjunto com o governo do estado na busca por uma solução”, finaliza a deputada.