Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 15:42 - A | A

Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 15h:42 - A | A

NESTA TERÇA-FEIRA

Secretária de Saúde participa de sessão da Câmara para explicar estoque de medicamentos vencidos

Rafael Martins / O Bom da Notícia

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, participará da sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, nesta terça-feira (26), para esclarecer aos vereadores sobre os medicamentos vencidos encontrados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC).

A denúncia surgiu de uma fiscalização realizada pelos vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Maysa Leão (Cidadania), Marcos Paccola (Cidadania) e Michelly Alencar (DEM). Dilemário disse que o fato causou indignação na população cuiabana, visto que pacientes das unidades de saúde tem sofrido com a falta de remédios. 

 Um dos remédios encontrados foi o AmBisome, antifúngico cuja caixa com 10 ampolas custa mais de R$ 22 mil

Conforme os parlamentares, havia pilhas de medicamentos diversos e até latas de leite em pó estocados no local e fora da data de validade. Um dos remédios encontrados foi o AmBisome, antifúngico cuja caixa com 10 ampolas custa mais de R$ 22 mil.

A participação da gestora atende a uma solicitação feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho, diante da repercussão do fato. Ozenira participará da sessão na sala da presidência da Casa de Leis.

Devido a pandemia do coronavírus, no espaço estará presente apenas o presidente, o primeiro-secretário, o secretário de Apoio Legislativo e quatro servidores. Os demais parlamentares participaram da sessão de forma remota. Quem quiser acompanhar a sessão poderá assistir ao vivo pelo Facebook, no YouTube ou no site da Câmara Municipal de Cuiabá.

Deccor 

Conforme já noticiou O Bom da Notícia, a secretária também terá que dar explicações ao delegado Eduardo Botelho, titular da unidade Especializada de Combate à Corrupção em Mato Grosso (Deccor). Segundo Botelho, uma equipe de investigação da Deccor esteve no local e constatou a veracidade da denúncia. O levantamento da quantidade exata apreendida pela Polícia Civil ainda deve ser feita na próxima semana.

“Realmente havia medicação vencida estocada. Nós ainda não concluímos esse trabalho de contagem acerca da medicação vencida. Isso será feito no início da próxima semana [...] Serão ouvidas as pessoas responsáveis por esse armazenamento, entre elas a secretária de Saúde, logicamente, uma vez que ela é a gestora maior da Saúde municipal”, afirmou.

O inquérito aberto para apuração do caso deve seguir sob sigilo.

Vistoria

Segundo relato dos parlamentares, entre as medicações vencidas estão Amoxilina (antibiótico), Atenolol (usado para doenças cardiovasculares), Nistatina (antifúngico), além de outros itens mais conhecidos, como água oxigenada, paracetamol e até mesmo latas de leite em pó.

Conforme fotos registradas pelos vereadores, há medicamentos vencidos em 2020 que ainda se encontravam no local. Eles ainda encontraram agulhas e algodão estocados.