A União da Juventude Socialista de Mato Grosso (UJS-MT) emitiu uma nota de repúdio contra o Partido dos Trabalhadores (PT), por cancelar um repasse financeiro para a locação dos ônibus, da caravana mato-grossense que iria para Brasília, participar da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Desde o início das articulações, o PT nos prometeu e garantiu que as mobilizações teriam correspondência estrutural, ou seja, iriam arcar com parte dos ônibus. E é desse compromisso, que foi firmado há muito tempo e, reiteradamente, que a caravana surgiu”, diz trecho da nota.
“Infelizmente, o compromisso não foi cumprido. (...) A notícia nos pegou de surpresa, a 3 dias da posse. Estamos frustrados, pois achamos que era importantíssimo que a posse fosse lotada de povo, dando mais representatividade ao governo que virá. (...) Continuaremos cobrando o Partido dos Trabalhadores – PT, junto a juventude”, afirmou a UJS Mato Grosso.
Paralelamente, às solenidades oficiais da posse, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas em dois palcos. Haverá nos palcos um telão para a transmissão dos eventos da posse. A festa terá início às 10h. Os shows musicais serão interrompidos entre 13h e 18h30 para que o público acompanhe a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival.
Haverá shows gratuitos de diversos artistas: Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda, Zélia Duncan, entre outros.
A expectativa é de que compareçam à posse de Lula cerca de 700 jornalistas e 2 mil convidados.