Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, 12:04 - A | A

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025, 12h:04 - A | A

'CUIABÁ MAIS LEVE'

Vereadora anuncia data de lançamento do programa que oferecerá aplicação gratuita de Mounjaro

Michelly Alencar detalha que a iniciativa atenderá entre 150 e 200 participantes e combinará medicamento com atividades físicas.

Evelyn Souza/ O Bom da Notícia

A vereadora Michelly Alencar (UB) anunciou, nesta terça-feira (10), durante conversa com a imprensa na Câmara Municipal, a data de lançamento do programa contra obesidade que será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Esporte da Prefeitura de Cuiabá.

Segundo Michelly, o programa, nomeado ‘Cuiabá Mais Leve’, será lançado em outubro e oferecerá, de forma gratuita, a aplicação de Mounjaro.

“Já temos data, que todo mundo perguntava, para o lançamento do programa do Mounjaro, e já temos a regulamentação de como ele vai funcionar. Dia 4 de outubro, iremos lançar o programa de qualidade de vida e combate à obesidade. Como vai ser? Uma parceria entre esporte e saúde. A minha emenda vai para a saúde, para a compra do medicamento, e o esporte vai desenvolver o programa, que vai acontecer no dia 4”, explicou.

De acordo com a parlamentar, o processo seletivo dos participantes do programa foca em pessoas com obesidade tipo 3, considerada a forma mais grave de obesidade (conhecida como obesidade mórbida). Na primeira fase, serão selecionadas cerca de 150 a 200 pessoas, e o programa deve durar sete meses.

“Então, todas as pessoas que estão aptas a entrar nesse programa são pessoas com obesidade tipo 3. Nesse primeiro momento, essas pessoas vão se cadastrar no programa, passar por toda uma triagem de profissionais, fazer um mês de exercícios, e depois entram para o Mounjaro. Para receber as doses do Mounjaro, é necessário estar inserido no programa de atividade física. Nesse primeiro momento, estamos falando de 150 a 200 pessoas. Qual é o período? Sete meses, sendo um mês de atividade física e seis meses de aplicação do medicamento”, detalhou.

Michelly, que foi a idealizadora do programa, encaminhou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão, que garantirá a compra do medicamento Mounjaro, e explicou que será no dia do lançamento que ocorrerá a seleção dos participantes.

“A inauguração será em um único dia para todos, e depois haverá quatro polos para facilitar o deslocamento das pessoas, onde elas terão acompanhamento com personal trainer e circuito direcionado para esse público — não é qualquer tipo de exercício. O custo é de R$ 1,2 milhão, que será destinado ao Mounjaro. Os profissionais e toda essa estrutura serão disponibilizados pela Secretaria de Esporte, realocando os profissionais já distribuídos em secretarias e unidades escolares”, concluiu.