Sábado, 25 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024, 14:48 - A | A

Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024, 14h:48 - A | A

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Vereadora regstra B.O. contra ex-prefeito Gilberto Schwarz por violência política

O Bom da Notícia/ com assessoria

A vereadora de Chapada dos Guimarães, Fabiana Nascimento - mais conhecida como Fabiana Advogada -, registrou um Boletim de Ocorrência contra o ex-prefeito e atual secretário de Governo do município, Gilberto Schwarz de Mello, por violência política contra a mulher.

Em um grupo de WhatsApp da cidade, Mello afirmou que decisão proferida pela desembargadora Graciema Ribeiro de Caravella no último sábado (06.01), que suspendeu sessão na Câmara Municipal que votaria o processo de cassação contra Fabiana, apenas “adiou o inevitável”.
O ex-prefeito ainda continua e diz que a vereadora teria usado “apetrechos femininos” para adiar a nova sessão. Devido ao ocorrido, Fabiana registrou o B.O. na Delegacia Especializada da Mulher por violência política, moral e psicológica por meio verbal contra a mulher.

Conforme descrito no artigo 326-B do Código Eleitoral, configura-se violência política contra a mulher “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação a condição de mulher ou sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua companha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

Conforme a vereadora, o registro do B.O. foi necessário para sua proteção e para que falas como esta não sejam mais toleradas. “Estamos em pleno ano de 2024 e não é possível que nós, mulheres, eleitas de forma democrática, pelo povo, passemos por isso. Não podemos mais tolerar este tipo de falas e que elas se propaguem por aí”, pontua.