Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 18:23 - A | A

Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 18h:23 - A | A

'MUDA BRASIL'

Vereadores e deputado convocam população para carreata neste domingo contra a corrupção

O Bom da Notícia

Reprodução/Rede Social

 

A passeata organizada pelo vereador social cristão, Abílio Junior, neste próximo domingo (8), em Cuiabá, pode se tornar em uma bela estratégia de marketing, em uma guerra que vem sendo travada nos bastidores do parlamento cuiabano, por alguns de seus colegas de Casa, para cassar seu mandato, sob análise na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, comandada pelo vereador Toninho e Souza (PSD), em decorrência de supostos excessos cometidos por Abílio dentro e fora da Câmara. 

 

Com slogan "Para mudarmos o Brasil, precisamos mudar Cuiabá", a manifestação ganhou a adesão dos vereadores da capital - Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki(PSB), Wellaton(PV), Dilemário (Pros), Lilo Pinheiro(PRP) e Wilson Kero Kero(Podemos) -, que como ele, fazem oposição ao prefeito emedebista, Emanuel Pinheiro. Reforçado pelo parlamentar estadual, Ulysses Moraes (DC). Assim, todos se tornando garotos propagandas do ato, pelas redes, ao convocar a população para a carreata às 15h deste domingo, com concenttração na Praça das Bandeiras, Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, de frente ao Pantanal Shopping.

 

Abílio teve no final de outubro um procedimento instaurado na Câmara de Vereadores da capital - por meio da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, comandada pelo vereador Toninho e Souza (PSD) -, para apurar conduta de Abílio, em decorrência de supostos excessos cometidos por ele dentro e fora da Câmara.

 

De acordo com o Abilinho, a carreata é contra a sua cassação, o aumento do salário do prefeito, mais de 650 milhões em empréstimos, taxação dos aplicativos, corrupção na saúde, inauguração de obras inacabadas, falta de medicamentos nas unidades de saúde, obras de asfalto de má qualidade, aluguel fantasma na SEC 300, e mais de 30 milhões em propaganda.

 

Um nativo das redes sociais, o parlamentar social cristão pede que a população "pegue sua bandeira, venha pra rua e ajude a compartilhar, pois agora precisamos muito de você".

 

 

'Emanuel presente'

 

Um estátua do prefeito Emanuel Pinheiro, já batizada como 'São Paletó', criada pelo artista Amâncio Ribeiro Alves, promete chamar atenção nesta carreata. A estrutura que estava praticamente pronta foi destruída no último domingo (1). Porém, segundo Abílio, a estrutura foi levantada, revitalizada e ficará pronta até o dia do evento. 

 

O artista que criou o 'São Patetó' é conhecido pela realização de trabalhos que comumente denunciam a corrupção e tem exposição permanente na Ordem dos Advogado do Brasil - secção Mato Grosso. Para o artista, o atentado criminoso foi antes uma ação contra a arte e o direito ao trabalho. E, pior, em um ato de vandalismo extremo, realizado na porta de sua casa. Lembrando que, ironicamente, o dinheiro de concreto que estava na estátua foi roubado no ato criminoso. Mostrando a preocupação - de quem realizou a ação -, de não deixar as marcas da corrupção, 'concretadas no trabalho'.

 

 

A escultura de concreto mostra o gestor emedebista enchendo o bolso com dinheiro de propina, em alusão a um vídeo onde o prefeito, na época deputado estadual, foi flagrado recebendo maços de dinheiro, em forma de propina, do ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, Silvio Correa.

 

A denúncia de que Pinheiro e outros parlamentares recebiam um mensalinho consta da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa [sem partido], que alega em seus depoimentos que o mensalinho pagos aos deputados lhe asseguraram, na época, que não fosse investigado quanto aos desvios milionários realizados nas obras da Copa em 2014. O vídeo foi viralizado nas redes e acabou ficando conhecido como "vídeo do paletó'.

 

Leia mais sobre o assunto: Artista promete mais esculturas contra Emanuel, após ataque e destruição de obra em seu ateliê