Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 18:01 - A | A

Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 18h:01 - A | A

SUS disponibilizará novo medicamento para tratamento contra HIV

Saúde

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV
Breno Esaki/Agência Saúde DF

Dovato terá a combinação de dois medicamentos usados no combate ao HIV


O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a disponibilizar um novo medicamento para o tratamento do HIV . Se trata do Dovato, uma combinação dos antivirais dolutegravir e lamivudina , que atualmente são disponibilizados separadamente.

O Dovato foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2021 e, na época, a entidade afirmou que a medicação em dose única facilita o tratamento das pessoas portadoras do vírus.

O novo medicamento, entretanto, ainda está na fase de licitação e o Ministério da Saúde só deve começar a liberá-lo para a distribuição nos estados a partir de dezembro deste ano.


Pessoas infectadas pelo vírus do HIV com mais de 12 anos de idade e com mais de 40 kg poderão ingerir o Dovato, remédio que age no bloqueio das ezimas utilizadas pelo HIV para se multiplicar dentro do corpo humano.

Além disso, a bula da medicação indica que ela aumenta a quantidade das células CD4, que atual na manutenção do sistema imune dos soropositivos, combatendo novas infecções.

Fonte: Saúde