
Da Zona Norte a Sul, o que não faltam são boas opções gastronômicas em São Paulo. Nas minhas andanças, pincelei as dicas mais bacanas para fazer um roteiro em São Paulo. Os restaurantes são bem variados e com estilos bem diferentes, mas vale a pena conhecer cada um deles.
Petfriendly
O nome do restaurante, Frê, trata-se de uma homenagem a um dos cachorros adotados por um dos sócios. O ambiente principal, que é petfriendly, com 500 m² de pé direito lembra um loft rústico nova-iorquino, onde os tijolos aparentes se misturam ao ferro e ao concreto.
A casa é uma imersão gastronômica e cultural, cheia de obras de artistas plásticos conceituados como Gabriel Wickbold, Paula Delmanto, Fernando Bento e Paulo Von Poser etc. As pizzas são referência da casa, mas a Pizza Burger tem roubado a cena. Fica na Rua Tupi, 228, Santa Cecilia.
Leia também: Conheça 14 novos restaurantes em São Paulo

Um pedaço do Uruguai no Brasil
Assim são conhecidas as casas El Tranvía, com cortes especiais oriundos da produção própria de gado, como asado de tira, bife ancho e ojo de bife, além de iguarias como as papas, provoletas, e saladas com ingredientes diferenciados, possui ampla carta de vinhos provenientes das melhores vinícolas do Cone Sul. As sobremesas enchem os olhos com receitas exclusivas como torta alfajor - feita com doce de leite uruguaio - e cheese cake de chocolate branco e frutas vermelhas, além do tradicional chajá, doce típico uruguaio com chantilly, suspiro e pêssego.
O preparo da carne é na parrilla, grelha uruguaia, que fica logo à entrada. Utiliza lenha que se transforma em brasa por meio de um sistema que usa a gravidade, os alimentos são preparados lentamente e uniforme, e defumam devido a lenha em brasa. R. Leopoldo Couto Magalhães Júnior, 1372, Itaim.
Leia também: Alimentos funcionais e dieta detox, saiba mais sobre eles e seus benefícios

Burger
O 63 Burger & Stuff fica no Campo Belo, que tem com as estrelas da casa os hambúrgueres, elaborados com blend de carnes que inclui cortes da raça Angus, chegam suculentos e no ponto certo à mesa, mas o cardápio também inclui ótimas opções de entradas, steaks, sanduiches como um tradicional diner nova-iorquino.
A maionese da casa é sensacional e tem nas versões bacon, manjericão, páprica picante, pimenta dedo de moça, também tem outros molhos como BBQ de goiabada e chimichurri. R. Demóstenes, 806, Campo Belo.
Leia também: Empreendedores contam como transformaram sonhos e propósito de vida em negócio

Zona Norte
Leia também: Tome nota de 8 restaurantes para visitar no Valle Nevado

Mediterrâneo
O restaurante Sargento Garcia, localizado na zona Norte de São Paulo há mais de 29 anos, é especializada em comida mediterrânea e tem o o chef Paulo Novaes no comando da cozinha.
O menu tem bastante opção de carnes, massas e peixes. Todos os pratos são bem servidos e a comida é muito saborosa. Tem decoração rústica e intimista, inspirada nas tabernas. Conta com uma carta de vinhos com rótulos de várias partes do mundo. Rua Padre Luciano, 154, Jardim França.
Culinária Nordestina
Localizado em Santana, a casa é comandada pelo chef Renato Amancio, que pensou além dos pratos típicos da culinária nordestina, as louças também são bem caracteristicas da região.
O menu é enxuto com os pratos clássicos, como baião de dois, carne seca, e algumas criações, como o caldo de feijão-de-corda e o crème brûlée de doce de leite. Rua Aureliano Leao, 516, Água Fria.
Leia também: Gastar pouco durante uma reforma é possível?

Dobradinha italiana na Zona Leste
Com apenas dois anos de funcionamento, o Galpão da Mamma é conhecida por suas massas frescas e pela utilização de alguns produtos orgânicos da fazenda chef Diego Sacilotto, que já atuou em restaurantes mundialmente conhecidos, como o espanhol Mugaritz e o inglês Savoy de Gordon Ramsay.
O menu e a carta de drinks são enxutos e bem coerentes, os pratos são muito bem servidos. Rua Pinheiro Guimarães, 74, Parque da Vila Prudente.
Leia também: Estilo Camp: YAY or NAY

A Osteria Del Rosso é informal, com boa comida e preços acessíveis. Localizada no coração do Tatuapé, na esquina da rua Itapura 128, a casa tem cardápio enxuto, com apenas cerca de 20 sugestões, divididas entre pizzas, massas artesanais, grelhados e frutos do mar. As pizzas contam com massa de fermentação lenta e preparada com farinha importada da Itália. São assadas em um poderoso forno napolitano que atinge temperaturas superiores a 450ºC e tem em sua base uma pedra vulcânica que retém o calor. Nas coberturas, são usados queijos artesanais fornecidos por um pequeno produtor de laticínios da cidade de Cunha, no Vale do Paraíba.
Destaque para o mezanino, que comporta barris de carvalho que armazenam diferentes 4 versões de Negroni: outono é macerado com especiarias como canela e cumaru; inverno é aromatizado com café; primavera, por sua vez, tem um perfumado toque de flores de bergamota ou de lavanda; e o verão é o famoso sbagliato, aquele que é incrementado com uma dose de Prosecco para deixar o drinque mais leve e refrescante.
Leia também: 4 drinks exóticos para tomar em Miami e NY e 1 restaurante sazonal em Portugal

Jardins
Leia também: 4 lugares próximos a São Paulo para passar as férias com as crianças

Otel é um restaurante e bar inspirado nos melhores hotéis ao redor do mundo. Contemporâneo e com serviço jovem, a casa possui três ambientes. O cardápio é elaborado com a consultoria da chef Lelena Cesar e resgata pratos clássicos da culinária do Brasil e do mundo.
Almoçar no jardim, rodeado de muito verde, é uma experiência a parte, além das grandes árvores frutíferas, tem um bar exclusivo para atender a área externa. Fica na Rua Dr. Melo Alves, 216, Jardins.
Vinarium Antica Trattoria está sob o comando do chef napolitano Ciro Sabella propõe clássicos da culinária do seu país, pratos históricos e receitas que fazem parte de sua longa trajetória profissional.
As receitas do sul da Itália caem muito bem com s drinks da casa, ou a carta de vinhos, que conta com rótulos de diversas partes do mundo, dispostos numa adega com mais de 600 garrafas. Alameda Lorena, 1214, Jardim Paulista.
Leia tembém: 10 maneiras de gastar menos nas férias

Estádio do Morumbi
Raça é a nova steakehouse que fica dentro do estádio do Morumbi, com acesso pelo portão 4. Unindo o futebol e a gastronomia, a casa tem cardápio rústico, mas requintado, com preparações sob técnicas diversas e inusitadas como parrilla, pit de defumação, chapa e infiernillo, conta com diversos cortes como Tomahawk, Flat Iron e Short Rib. Para harmonizar, tem a carta de drinks autorais e cervejas uruguaias e artesanais.
O local tem área de 600 m² e 200 lugares com vista total para o campo e dispõe de sala vip, área kids com monitoras aos domingos e serviço de manobristas.
Leia tembém: Confira dicas valiosas de 6 grandes empresários antes de começar um negócio

Leia também: 11 conselhos para melhorar a qualidade de vida no trabalho e evitar stress

Amani já é a opção de culinária árabe e tem acesso pelo mesmo portão 4. A gastronomia é tradicional, as famosas esfihas, homus, coalhada, kibes e kebabs não vão faltar, no entanto também tem os pratos mais sofisticados, como o carré de cordeiro.
A vista é privilegiada e a casa funciona de terça a domingo, a partir das 12h. Contam com espaço kids com monitores aos finais de semana.
Pinheiros
O Taka Daru Izakaya é um boteco japonês localizado no baixo Pinheiros. Seguindo a tradição em compartilhar petiscos acompanhados de drinks ou é so escolher na carta super recheada de saques e shochus.
Uilian Goya é o chef que assina o menu de petiscos, comidinhas e também pratos tradicionais. Aqui existem algumas opções sem glúten, vale a pena consultar o chef. Rua Costa Carvalho, 234, Pinheiros.
Leia também: 10 dicas para quem quer empreender

A unidade Galeto Di Paolo de Pinheiros, que fica na Rua Pedroso de Morais, 1108, no bairro Pinheiros, tem dois andares, sendo um deles dedicado à realização de eventos, e conta com 145 lugares.
O cardápio é a tradicional sequência de galeto ao primo canto e seus acompanhamentos: sopa de capeletti, pão colonial, salada de folhas, salada de maionese, radicci com bacon, queijo à dorê, polenta frita e brustolada, seis tipos de massa (spaghetti, tagliarini, tortéi, nhoque, nero bianco e penne integral), nove tipos de molho (tradicional, ragu costela, pomodoro, tomate seco, nocciole, funghi, quatro queijos, manteiga e sálvia, alho e óleo), além da sobremesa sagu com creme. Tudo servido à mesa e à vontade. O valor da sequência é de R$ 81,00.
Leia também: Os benefícios do laser íntimo. Confira 3 motivos para aplicação

Leia também: Acupuntura Facial: conheça 5 benefícios da terapia chinesa milenar

A SP Lovers Coffee & Wine é um achado na Oscar Freire, 1291, já em Pinheiros: tem cafés especiais, adega com 500 rótulos, opções de produtos para consumir em casa como geleias, pimentas, conservas, e ainda tem um cardápio enxuto, porém, com opções desde almoço executivo assinado por um chef francês, até tortas e bolos veganos.
Os cafés que são servidos têm acima de 84 pontos, são 100% arábica e de micro lotes, são cinco tipos de cafés coados, no métodos Hario60, Chemex, Clever, Aeropress e Prensa Francesa. A casa é petfriendly.
Fonte: IG Delas