Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 16:44 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 16h:44 - A | A

AVES

México renova cotas de importação brasileira de aves

AgroLink

O México acabou de renovar as cotas de importação de carnes de aves do Brasil, segundo informou Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), na última sexta-feira (24.05). De acordo com a instituição, 55 mil toneladas foram aprovadas nessa cota, o que representa um adicional à primeira cota de 300 mil toneladas aprovada em 2013.

 

“O país é um importante consumidor e importador de proteína animal e a renovação da cota representa uma oportunidade para o Brasil, em um mercado internacional cada vez mais pressionado pela demanda asiática”, informou o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota.

 

Segundo informações divulgadas pela CarneTec Brasil, o México importou 16,4 mil toneladas de carne de frango brasileira nos primeiros quatro meses do ano, queda de 50% ante o mesmo período do ano passado, devido ao fim de cotas que estavam vigentes até então. Para o diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, o cenário atual é de boas expectativas quanto a um novo começo de grandes negociações com o país latino.

 

“Temos boas expectativas quanto à retomada do ritmo dos embarques para o México, que se transformou em um dos mercados prioritários para os exportadores brasileiros”, comentou ele em uma declaração que também foi divulgada pela CarneTec Brasil, na manhã desta segunda-feira (27.05).

Em relação à produção global de carne de frango, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que o total produzido deve girar em torno de 92 milhões/t em 2019. No Brasil, a produção aproxima-se de 14 milhões/t/ano