Terça-feira, 07 de Maio de 2024

ARTIGOS Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 13:47 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 13h:47 - A | A

Paulo Slobodzian

A importância do mapeamento de processos na gestão estratégica

Você já parou para refletir sobre a importância do mapeamento e desenho dos processos para a gestão estratégica da sua empresa? Em um mercado extremamente competitivo, conhecer exatamente o melhor "caminho" para todas as atividades e funções da organização é uma estratégia excelente. Mas antes de prosseguir, vamos entender o que significa o mapeamento de processos.

O termo "mapear" significa o ato de representar graficamente as diferentes partes de um todo. Por sua vez, processo é um conjunto de atividades bem estruturadas e necessárias para produzir e entregar um objetivo. Portanto, o mapeamento de processos é uma ferramenta de planejamento e gestão que visualmente demonstra o fluxo de trabalho dentro da empresa e os responsáveis por cada etapa.

Ao gerenciar os processos, você é capaz de conhecer todos os fluxos de execução das tarefas da sua empresa, o que ajuda a corrigir falhas, resolver gargalos, eliminar perdas de tempo, otimizar processos, maximizar resultados e aumentar a produtividade.

O tempo em que uma empresa se destacava da concorrência simplesmente desenvolvendo um produto ou serviço melhor, mais eficiente ou mais barato já ficou para trás. As empresas que desejam prosperar devem estar à frente de seus concorrentes em termos de tecnologia, gestão e organização para atender às novas exigências de seus clientes, garantindo qualidade e produtividade.

É importante entender que a transição de uma gestão funcional para uma gestão por processos requer mudanças, incluindo a possibilidade de alterar a estrutura da empresa e, se necessário, enfrentar a "zona de conforto", o que não será uma tarefa fácil.

Quando os processos estão bem definidos, implantados e organizados, os benefícios são imediatos. A produtividade tende a aumentar, erros e falhas humanas tendem a diminuir e até mesmo desaparecer. Além disso, a comunicação melhora significativamente, assim como a aprendizagem e a capacitação na organização, o que eleva o nível de entendimento da empresa.

O empreendimento adquire um enorme diferencial, resultando no aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, em uma alta performance tão esperada e desejada.

Fica evidente e cada vez mais claro a importância do mapeamento de processos, que, quando realizado, implementado e monitorado de forma adequada, proporciona vantagens significativas para as empresas.

Trata-se de um excelente método que deve ser utilizado constantemente para agilizar e auxiliar a administração, o sistema de gestão e o processo de melhoria contínua.

E você, empresário, já possui um mapa de processos e tem o hábito de reavaliar suas operações em busca de aperfeiçoamento e excelentes resultados? Se a resposta for negativa, é hora de iniciar o processo de mapeamento para a sua organização e aprimorar o seu entendimento sobre o seu negócio. Seja sempre o melhor!

Paulo Slobodzian, CEO Gente em Foco e especialista em gestão de pessoas eJoicy Montes, Analista de Treinamento & Desenvolvimento.