Terça-feira, 07 de Maio de 2024

ARTIGOS Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 13:53 - A | A

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 13h:53 - A | A

Gabriel Novis Neves

Carreira política

Gabriel Novis Neves

Currículo e humildade são incompatíveis à estruturação de uma sólida e duradoura carreira política.

Todos sabem que o currículo não vale nada na política partidária.

Humildade também não tem o mínimo valor para os candidatos à essa função.

A vaidade costuma ter boa aceitação no meio.

O que vale nessa ocupação é, sobretudo, o apoio dos homens de negócio, pois a política é um dos maiores negócios existentes no planeta.

Para quem estiver apto a cumprir com essas premissas fará uma vitoriosa carreira política se aposentando como deputado ou senador, e a família toda bem empregada e remunerada.

É uma aposentadoria que só perde para a dos Ministros do STF, esses com mordomias impensáveis que não caberiam no espaço de uma crônica em um blog.

De há muito deixei de comentar sobre assuntos políticos, porém, como estou escrevendo sobre profissões, resolvi incluir a de político, pois, citei recentemente uma das mais antigas, que é a de ser rico.

Falei do casamento, um dos negócios da humanidade envolvendo bens e heranças.

Geralmente esse assunto é encaminhado pelos pais dos interessados, formando famílias oligárquicas, e que, quando no poder, dificilmente o deixam.

As famílias aristocráticas têm seus membros escolhidos pelos mais velhos no ato do casamento - é seu maior negócio e não tem fronteiras.

Possuem uma fonte de renda que beneficia os sucessores desta riqueza acumulada pela proximidade do poder.

Somos um país imperialista, governado por poucos e para poucos.

A política é uma profissão de difícil acesso e, quando no poder, todos seus postulantes são iguais, para desespero do mal informado, ingênuo ou de boa-fé.

A carreira política é como a folha do calendário mudada todos os meses e anos, quando os dias se sucedem, sendo sempre os mesmos.

É o Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, outono, inverno, primavera e verão. 

Quando em uma sociedade não conseguimos fazer distinções entre o bom e o menos bom, o currículo das pessoas não vale nada, e a profissão indicada nesses casos é, muitas vezes, a carreira política.

Também um casamento bem negociado.

Gabriel Novis Neves