Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 08:52 - A | A

Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 08h:52 - A | A

ENCONTRO NO SESC ARSENAL

A importância do debate sobre câncer de mama e colo do útero é tema de encontros no Arsenal

O Bom da Notícia

Faz parte da prática de amor próprio o auto cuidado, de forma que, em uma sociedade na qual as mulheres são ensinadas a se colocarem em segundo plano, é fundamental pensar eventos de conscientização e suporte para questões que tratem do bem-estar delas. Dialogando com isso, o Sesc Saúde Mulher abre as portas do Sesc Arsenal para o “Saúde Mulher em debate”. Uma programação em alusão ao Outubro Rosa, que é o mês dedicado à campanha de alerta à sociedade sobre o câncer de mama e colo do útero.

 

O evento acontece em dois dias, no teatro do Arsenal, na sexta-feira (18), às 18h30 e no sábado (19), das 08h às 16h. A participação é gratuita e garante certificado de participação. No primeiro dia a programação será mais curta, com credenciamento às 18h30 e abertura marcada para às 19h. Clique aqui para fazer a inscrição.

 

CONSTRUINDO DIÁLOGOS DURANTE A PROGAMAÇÃO

 

Na sexta-feira (18), a proposta é compartilhar com o público o projeto itinerante Sesc Saúde Mulher e introduzir a discussão sobre o câncer de mama e colo de útero, a partir as 19h50. Já no sábado (19), tem a segunda etapa de credenciamento, logo pela manhã, às 8h e segue o dia todo com muitos diálogos e vivências. A programação será voltada para mesas redondas.

 

As mesas redondas seguirão uma linha de debate com enfoque na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo de útero em uma abordagem multidisciplinar. Dentre os palestrantes, haverá profissionais das áreas de medicina, enfermagem, educação física, serviço social, nutrição e psicologia.

 

A primeira mesa redonda começa às 08h15. Especialistas irão discutir junto ao público os possíveis fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e colo do útero bem como fatores de proteção contra a doença.

 

A próxima mesa começa às 10h, segue a hora de falar sobre exames diagnósticos para a detecção do câncer de mama e colo do útero, o monitoramento de ações de detecção precoces do câncer de mama, e discutir sobre as barreiras sociais para o diagnóstico precoce.

 

Terminando o evento, a última mesa que se inicia às 14h,será sobre o cuidado interdisciplinar, abordando o suporte psicológico nas diferentes fases: diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos e a importância da atenção de enfermagem para minimizar os efeitos colaterais do tratamento.

O evento se encerra com apresentação do projeto deimplementação do centro de exercícios físicos no Hospital do Câncer de Mato Grosso, (HCan/MT),tendo o enfoque no exercício físico como tratamento não farmacológico do câncer.

 

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

 

SESC SAÚDE MULHER                                                  

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo).

 

Até setembro de 2019, o Sesc Saúde Mulher em Mato Grosso realizou 1.009 ações de educação em saúde. Além de 2.561 exames preventivos de citopatológicos, (papnicolau) e 2.992 atendimentos de mamografia. Foram quatro cidades atendidas no estado, sendo elas: Cuiabá, Nortelândia, Poconé e Várzea Grande.