Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 10:57 - A | A

Terça-feira, 24 de Abril de 2018, 10h:57 - A | A

VÍRUS

Mato Grosso registra mais um óbito por Influenza

Karollen Nadeska, da Redação

Mais um óbito foi registrado em Mato Grosso em decorrência do vírus da influenza. A morte é relacionada a uma paciente de Tangará da Serra (241 km distante de Cuiabá), de 36 anos que estava internada e morreu no último dia 8. A morte pelo vírus foi comprovada através de um exame produzido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), divulgado na segunda-feira (23).


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é o segundo óbito registrado em 2018, tendo o primeiro ocorrido na capital mato-grossense. No dia 20, uma paciente de 60 anos, internada no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG) morreu com os sintomas. Terceira pessoa foi colocada na área de isolamento e está sendo monitorado pelos médicos plantonistas.


Segundo informações apuradas, a paciente de Tangará da Serra morreu no dia 8 de abril, quando chegou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com fortes dores no peito e não resistiu. Todavia, a reportagem não conseguiu obter mais detalhes do caso com a Vigilância Epidemiológica do município, tampouco se foi feito a "desinfectação" do local.


Vale ressaltar que nas primeiras horas de segunda, foi iniciada a Campanha de Vacinação contra o tipo novo de H1N1. De acordo com a SES, as doses estão sendo distribuídas conforme o recebimento dos lotes por meio do Ministério da Saúde, que pretende imunizar os grupos prioritários da população. Caso haja a sobra dessas vacinas, será autorizado a distribuição as demais pessoas como ocorreu no ano passado.


Porém, as cidades estão recebendo os lotes baseado em um estudo populacional e territorial, elaborada pelo próprio MS. Além disso, a demanda será validada a contar pelos grupos das zonas rurais. Apesar dos registros, a secretaria não descartou a possibilidade de surto, mas amenizou afirmando que está acompanhando as investigações e que as equipes de saúde municipais, necessarimente precisam comunicar sobre estes fatos não isolados.

 

A pasta informou ainda, que até o final dessa semana deverá divulgar um levantamento dos casos de gripe registrados em todo o Estado.