Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 12 de Maio de 2019, 08:55 - A | A

Domingo, 12 de Maio de 2019, 08h:55 - A | A

50 MIL SEGUIDORES

Mãe de seis, cuiabana compartilha no Instagram sua rotina e já acumula quase 50 mil seguidores

Ana Adélia Jácomo / O Bom da Notícia

Com quase 47 mil seguidores no Instagram, Pâmela Ribeiro é moradora de Cuiabá e compartilha diariamente com seus seguidores, na página @maede6_, a rotina que vive como mãe de seis crianças. Pâmela e o esposo, Mariovino Rodrigues, são pais da Miriam de 7 anos, dos quadrigêmeos: Matheus, Millena, Davi e Nicolly, que têm 2 anos, e do Miguel, de oito meses.

 

Casada há sete anos, ela conta sua experiência neste domingo (12) ao O Bom da Notícia, quando é comemorado o Dia das Mães. Pâmela tem 31 anos, é servidora pública, anda sempre maquiada e cuida muito bem dos cabelos cacheados. Nas redes sociais, ela dá dicas sobre maternidade, alimentação, rotina com quadrigêmeos e compartilha momentos de puro lazer e descontração, e inclusive relata sua experiência recente com as cirurgias de colocação de silicone e abdominoplastia  

 

O que dá muito certo pra gente é o companheirismo entre eu e meu esposo, porque um apoia muito o outro

“Somos só nós dois para cuidar dos seis, apesar que eles estudam durante a semana. Os pequenos ficam em creches por período integral, a mais velha vai para a escola a tarde e fica com a avó pelas manhãs. A noite e nos finais de semana somos apenas eu e meu marido para cuidar dos seis. O que dá muito certo pra gente é o companheirismo entre eu e meu esposo, porque um apoia muito o outro”, disse ela. 

 

Pâmela conta que, após receber a primeira filha, pensou que não poderia engravidar. O casal buscou tratamento médico para que pudessem gerar outro bebê, mas para sua surpresa vieram quatro. Dessa notícia, surgiu a ideia de criar uma conta no Facebook, e em seguida, no Instagram.

 

Reprodução

mae de 6 interna 1

 

 

“Eu fiz tratamento porque eu queria o segundo filho e não conseguia engravidar, mesmo tentando por dois anos seguidos. Quando engravidei dos quadrigêmeos, meu esposo resolveu criar uma página no Facebook para compartilhar com nossos amigos essa experiência, até mesmo a escolha dos nomes, e tudo que a gente estava passando. Vimos que começou a tomar uma proporção maior de seguidores, de pessoas se identificando conosco e com o papel do pai também. Acabamos criando o Instagram que hoje tem um número interessante de seguidores”. 

 

“A gente acaba que entra no universo dos múltiplos e você conhece outras mães que também começam a compartilhar suas experiências. Antes, eu me via muito sozinha nesse mundo materno, e quando comecei a compartilhar tudo que eu vivia, os meus medos, as birras das crianças, acabei me identificando com outras histórias e sendo referencial para outras também” 

 

PRESENTE SURPRESA 

 

Após a gestação dos quádruplos, Pâmela e Mariovino decidiram que precisavam de um tempo para descansar, afinal não é nada fácil cuidar de quatro bebês consecutivamente. O casal então agendou uma viagem para Maceió e acionou familiares para cuidarem das cinco crianças, para que pudessem viver uma segunda lua de mel. 

 

Reprodução

mae de 6 interna 3

 

Durante a viagem, que durou 10 dias, Pâmela conta que acabou esquecendo de tomar o anticoncepcional por algumas vezes, mas a viagem seguiu sem qualquer sintoma. Assim que chegou em Cuiabá começou a sentir alguns indícios de uma suposta gravidez. Era Miguel, o sexto e último filho do casal cuiabano. Pâmela optou por fazer laqueadura após o parto. 

 

“O Miguel veio de surpresa. Pensei que por ter tido tanta dificuldade para engravidar antes, certamente não iria engravidar tão fácil de novo. Ficamos 10 dias em viagem e quando voltei comecei a sentir os sintomas. Logo confirmei que estava grávida. Quase cai pra trás. A gente já tinha mudado toda a estrutura da nossa casa para receber os quadrigêmeos e teria que começar todo o preparo para o sexto filho”, relembra ela. 

 

Reprodução

mae de 6 interna 2

 

AUTISMO 

 

Um dos quadrigêmeos, o Mateus, foi diagnóstico no final de ano passado com autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pâmela conta que percebeu o comportamento diferente do filho logo após ele completar 1 ano e sete meses. “Muitas pessoas falavam que eu estava louca, viajando e que era coisa da minha cabeça, mas eu sabia que tinha alguma coisa errada”.

 

A família foi atrás de um diagnóstico. Marcaram psicólogo e neurologista, e logo veio o diagnóstico de TEA. Mateus está em tratamento e os pais ainda estão se adaptando às necessidades dele. “Tanto nós, como ele e os irmãos, estamos aprendendo a lidar com o autismo. O Mateus, apesar de ainda não falar, é muito inteligente, e a gente vai tentando administrar pra que também a condição dele não interfira no dia-a-dia dos outros”.

 

PRIMEIROS SINTOMAS

 

Pâmela reforça o que sempre fala nas suas redes sociais. Ela orienta para as famílias sempre busquem ajuda, assim que notarem qualquer tipo de mudança no comportamento da criança. No caso do Mateus, ela conta que sentia em seu coração uma espécie de sexto sentido. Percebeu desde cedo que o menino não respondia imediatamente quando era chamado pelo nome, ou se olhava, não mantinha contato visual.

 

Minha vida se transformou de uma forma tão boa, mas tão boa, que nem tenho como agradecer. Ser mãe me transformou demais, e é o meu melhor lado hoje

Além disso, os pais perceberam que ele não gostava de brincar com as outras crianças. “Ele nunca aceitou contato, nunca foi de me olhar, não brincava com os irmãos”, relembra ela. “À princípio, notei a interação dele. Os outros bebês, eu chamava e eles olhavam esperando algum tipo de diálogo, havia troca de olhares. O Mateus, não. Eu chamava, chamava e quando olhava é muito rapidamente e sempre desviava o olhar, e quando brincava ele nunca trocava olhares comigo. Perguntei na creche e eles me deram esse alerta, de que ele não aceitava interação”. 

 

Pelos stories postados pela mãe é possível perceber que Mateus é o filho mais apegado aos pais. Ele costuma dormir em cima do peito do pai, ou dos irmãos. Sempre busca estar perto da família e é uma criança extremamente carinhosa. “Eu divulgo e converso com muitas mães, e sempre digo: se você perceber ou tiver dúvida de qualquer coisa, busque ajuda”. 

 

PRECONCEITO

 

Pâmela e o marido são servidores públicos e Mariovino também é contador. Cuidam dos filhos sozinhos e são casados desde 2012, mas ainda assim são alvos de piadas desagradáveis e comentários maldosos por terem uma quantidade incomum de filhos para a época atual, onde as famílias estão cada vez menores.

 

Reprodução

mae de 6 interna 4

 

“Sempre passamos por situações constrangedoras quando saímos com a família toda. Sempre tem algum comentário mais maldoso, por exemplo: perguntam se todos saíram do mesmo ‘buraco’, se eu tenho Bolsa-Família [programa de assistência às famílias de baixa renda do Brasil]. Esse tipo de coisa que te ofende, sabe? Eu lido muito bem, mas às vezes me chamam até de louca. Enfim, a gente vai abstraindo porque, ao mesmo tempo, tem aqueles que acham linda a nossa família e nos desejam coisas boas”. 

 

TEMPO PARA CUIDAR DA BELEZA

 

Reprodução

mae de 6 interna 6

 

Pâmela é uma mulher que chama atenção pela beleza. O fato de ter tantos filhos pequenos e trabalhar fora, faz com que as pessoas estranhem e até critiquem o fato de ela andar sempre bem arruma, maquiada e com os cabelos bem cuidados.

 

“As pessoas sempre me questionam como eu consigo andar sempre maquiada. Vejo que, muitas vezes, as pessoas acham que por eu ser mãe de seis filhos, tenho que andar toda regaçada. Não posso me arrumar?”, brinca ela. 

 

DIA DAS MÃES 

 

O Dia das Mães este ano, 2019, tem um gostinho de especial para a família. É a primeiro ano com todos os filhos, já que o bebê Miguel tem apenas oito meses.

 

“Hoje eu analiso tudo que eu já vivi e falo que a minha vida se transformou de uma forma tão boa, mas tão boa, que nem tenho como agradecer. Ser mãe me transformou demais, e é o meu melhor lado hoje”.