Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 14:47 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 14h:47 - A | A

MANIFESTAÇÃO

Índios cobram melhorias em aldeias e exoneração de coordenador do DSEI

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que fica no bairro Goiabeiras, em Cuiabá, foi alvo na manhã desta terça-feira (14), de manifestações de um grupo de índios insatisfeitos com a coordenação do local. Funcionários do DSEI foram feitos reféns.

 

Os índios são da Associação Indígena do povo Enawenê Nawê, da Aldeia Halataikwa, em Brasnorte (a 580 km de Cuiabá.) e Juína (730 km distante de Cuiabá). Eles também pedem a demissão do coordenador do DSEI.

 

De acordo com boletim de ocorrência, os portões da sede foram trancados pelos manifestantes. Os índios não querem deixar nenhum funcionário sair e só vão liberar os reféns quando Argon Norberto, coordenador do DSEI retornar de Santo Antônio de Leverger.

 

Conforme reportagem veiculada no jornal MT1 da TV Centro América, 44 índios reivindicam melhorias na saúde em uma aldeia em Brasnorte. Os funcionários que foram feitos reféns não estão sendo ameaçados pelos indígenas. Nenhum deles está armado.

 

A Polícia Militar acompanha a movimentação e acionou a Polícia Federal. Dois delegados da Polícia Federal estão no local neste momento. 

 

Sobre o DSEI

 

Conforme o Ministério da Saúde, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

 

No Brasil, são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os Polos base e as Casas de Saúde Indígena (Casais).

 

Veja Boletim de Ocorrência registrado sobre a manifestação

 

HISTÓRICO: A guarnição da VTR 5619 foi acionada via Ciosp para deslocar até a DSEI, onde foi informada que um grupo indígena estaria fazendo uma funcionária como refém. Ao chegar pelo local a guarnição se deparou com o portão trancado e alguns indígenas no portão. Foi iniciado um diálogo com os mesmos, onde informaram que gostariam de tratar de um determinado assunto com o coordenador do DSEI. Foi realizado contato com os funcionários do local, sendo nos cientificado que o grupo indígena que está pelo local não está deixando nenhum funcionário sair enquanto o coordenador não comparecer para conversar com eles e ouvir suas reinvindicações. A Polícia Federal foi acionada, e já está presente no local com uma equipe ostensiva e dois Delegados. No momento as guarnições da PM estão em apoio, aguardando a chegada do Coordenador, que segundo informes estava no município de Santo Antônio de Leverger-MT, e chegará em alguns minutos para conversar com os índios.