Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 17 de Novembro de 2019, 08:17 - A | A

Domingo, 17 de Novembro de 2019, 08h:17 - A | A

EM MATO GROSSO

Projeto ensina a construir drones para restaurar o ecossistema

O Bom da Notícia

Nesta semana, durante quatro dias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou em Rondonópolis (distante 214 km de Cuiabá), de uma imersão tecnológica sobre semeadura de áreas florestais com o uso de drones.

 

Os participantes aprenderam a desenvolver o drone de código aberto, desde a montagem de peças até a instalação de programas para o mapeamento aéreo.

 

A iniciativa é da Universidade Federal de Mato Grosso que trouxe ao Brasil pela primeira vez o projeto "Dronecoria", do artista espanhol Lot Amorós, que associa inovação, sustentabilidade e reflorestamento ao uso de drones inteligentes para a restauração de ecossistemas.

 

Paralelamente, aconteceu uma oficina de preparação das sementes para serem colocadas no drone e dispersadas em campo.

 

O assessor da Diretoria Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa, que participou das atividades, explica que a tecnologia utilizada no Drone OpenSouce disponibiliza recursos para que qualquer pessoa construa o equipamento com materiais simples, como madeira cortada a laser, plástico de alta resistência e componentes eletrônicos.

 

"Esse drone pode semear 1 hectare em 10 minutos. Com o avanço da inteligência artificial, uma pessoa conseguirá coordenar o trabalho de vários drones em uma mesma área. Nesse caso, podemos considerar que em 1 hora de trabalho será possível realizar reflorestação de grandes áreas. Esse é o grande passo da evolução tecnológica no campo", observou Rafael.

 

O drone construído na imersão tecnológica tem capacidade para voar com 10kg de sementes. De acordo com o tamanho da semente, podem ser dispersadas até 500 mil unidades em um único voo.