Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 05 de Novembro de 2019, 10:08 - A | A

Terça-feira, 05 de Novembro de 2019, 10h:08 - A | A

COIBIR CIRCULAÇÃO IRREGULAR

Semob reforça fiscalização a veículos pesados em Cuiabá

O Bom da Notícia

Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realiza operação para coibir a circulação de veículos pesados pela cidade. Agentes de trânsito estiveram nos principais pontos de entrada de Cuiabá, onde há grande concentração de caminhões, para fiscalizar a posse e validade da Autorização Especial de Trânsito (AET). O documento permite o tráfego por vias e horários específicos no perímetro urbano.

 

Operação foi realizada nessa segunda-feira (4) e, de acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, foi motivada por uma série de denúncias. O secretário lembra que carretas do tipo treminhão, rodotrens e bitrens, com mais de 24 toneladas, são proibidos de circular pela região central onde há locais tombados como patrimônio histórico. Veículos com até 10 toneladas podem circular livremente, enquanto veículos com pesos entre 10 e 20 toneladas precisam atender às exigências de horário. 

 

O tráfego nestes casos é permitido em duas situações distintas: das 6h às 19h59, mediante a apresentação de AET, e de 20h até 5h59, com dispensa de apresentação do documento. O diretor de trânsito Michell Diniz explica que os horários são designados de modo que não prejudiquem o fluxo nos períodos de pico, ou seja, entre 7h e 9h, 12h e 14h e 17h às 19h. 

 

Os automóveis com peso que supere 24 toneladas só estão autorizados a trafegar por dentro do município a partir de 20h, e aos finais de semana, a partir das 14h de sábado. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a violação da norma é de gravidade média e está sujeita a multa de R$ 130,16, além da perda de quatro pontos na CNH. A emissão da AET é feita junto à Pasta e deve ser solicitada pelo responsável pelo veículo. A validade é de um ano.