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CIDADES Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 19:30 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 19h:30 - A | A

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Sigilo nos nomes dos clientes e alta tecnologia garantem sucesso da MT Blindagem, diz diretor

Wellyngton Souza - O Bom da Notícia

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O diretor da MT Blindados, primeira empresa de blindagem de veículos do Estado, Marco Gerfi, já há quase seis anos no mercado, revela que a maior frota de carros blindados no mundo está no Brasil.

 

Dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) indicam que quase 220 mil veículos foram blindados até o fim de 2018. E, comumente, têm como clientes garimpeiros, magistrados e empresários do agrongócio que não querem que seus nomes venham à tona para saírem da mira dos ladrões. Muitos destes clientes ainda pedem blindagem para boa parte da família como forma de salvaguarda-los.

 

“A blindagem automotiva começou há muito tempo e a maior frota de carros blindados no mundo é brasileira. Nos últimos dez anos, o material balístico, e o processo de blindagem, como um todo, evoluiu muito. Uma blindagem daquela época era basicamente feita de aço balístico, um material muito pesado. Hoje, com avanço da tecnologia, o material com a mesma qualidade, é bem mais leve”, disse durante live do site O Bom da Notícia, nesta quinta-feira (29), com a jornalista Marisa Batalha. 

 

O principal material para blindar um carro são mantas de aramida - material leve com grande poder de elasticidade -, o que facilita a adaptação em qualquer modelo de automóvel

De acordo com diretor da MT Blindados, cada revestimento aplicado possui uma particularidade que ajuda a proteger o veículo. E explica que de um total de 90% do carro é coberto com uma manta de fibras de aramida. “Peso já não é mais um problema. Há 10 anos, eram 400 kilos uma blindagem em aço balístico. Hoje, ele ainda é utilizada, mas em menor proporção. Mas pelo menos 10%, ainda não dão para utilizar a manta, em pontos como fechaduras e barras das portas, que requerem a instalação do aço balístico”, destaca. 

 

O principal material para blindar um carro são mantas de aramida - material leve com grande poder de elasticidade -, o que facilita a adaptação em qualquer modelo de automóvel. “As mantas de aramida são painéis emborrachados, com neoprene que revestem todo o habitáculo do veículo. Esse material possui um grande poder de elasticidade e flexibilidade, o que facilita a sua adaptação na estrutura de qualquer carro, sem interferir na sua aparência original”. 

 

Marco pontua que os principais veículos atualmente que passam pelo processo de blindagem são Hillux, em particular, cabine dupla e SW4, modelos, infelizmente, mais visados no mercado. Mas, obviamente, ainda pontua, têm muitos clientes, em particular, garimpeiros, que usam esta blindagem em carros menosres, ainda que potentes, como forma dos veículos passarem sem ser notados.

 

Gerfi também explica que a blindagem de veículos tem novas regras no Brasil, de acordo com uma portaria do Exército, que controla o uso de proteções balísticas e armas de fogo no país. Atualmente, com uma tecnologia bem mais avançada e mais leve.

 

Lembrando que, contudo, não são poucas as exigências do Exército, dentre elas de Certificado de Registro (CR). Exigência estendida aos proprietários. Além da proibição do reparo de vidros blindados, que sofrem a chamada "delaminação" depois de alguns anos. 

 

“Somos a única empresa em blindagem automotiva no Estado e unimos os melhores profissionais do mercado, com o objetivo de garantir segurança e qualidade para nossos clientes, e isso nos coloca como uma das principais empresas do segmento”.

 

Confira entrevista na íntegra: