Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 29 de Outubro de 2019, 10:17 - A | A

Terça-feira, 29 de Outubro de 2019, 10h:17 - A | A

VELHOS PROBLEMAS

Sindimed recebe denúncia de falta de plantonistas na UTI do PSM; Dilemário aponta caos

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso recebeu novas denúncias de que no Pronto Socorro de Cuiabá, em especial a UTI III, está vivendo o caos com plantonistas cobrindo ‘furos’ por falta de médicos no setor e ainda continuam faltando insumos.

 

Há reclamação também de superlotação, “gambiarras” e sujeira. A unidade está sendo desativada aos poucos. 

 

Segundo a denúncia,  a situação vem se estendendo por três meses e que a Gestão está ciente disso e ao invés de solucionar o problema, age de maneira autoritária fazendo com que os pacientes fiquem em risco, já que obrigam os médicos plantonistas - que estão na ativa -, a ficarem responsáveis por 19 leitos com pacientes gravíssimos. A falta de médicos plantonistas nas UTIs do pronto-socorro parece que virou prática comum.

 

Por meio do aplicativo WhatsApp, O Bom da Notícia recebeu áudio de um funcionário que atua na unidade, que preferiu não se identificar, dizendo que o pronto-socorro se tornou o local dos “esquecidos”. “Tem forro caindo, banheiro quebrado. Aqui, tanto os pacientes como nós funcionários, corremos risco de vida. Sempre está lotado, tem algo quebrado ou faltam insumos. Estamos lidando com vida mas, infelizmente, esqueceram estas que estão aqui”, conta.

 

Uma das denúncias, que chegou ao Sindimed aponta que na UTI I, que ficou meses sem médicos plantonistas, nos sábados à noite,  durantes os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2019. E que, nas intercorrências, colegas de outros setores tinham que se deslocar até lá e atender. Pacientes em estado grave ficavam sem nenhuma assistência supervisionada.

 

“Essa denúncia mostra o descumprimento da Resolução do Ministério da Saúde, a RDC Número 07, que determina que toda unidade de terapia intensiva tem que ter um médico para casa 10 leitos de pacientes internados. Um visitador para cada 10 leitos  e um responsável técnico titulado em terapia intensiva. Só que conforme vimos na denúncia desse colega médico, a gestão atual não atende as normas federais, normais do CFM e do direito trabalhista”, completa o diretor de Comunicação do Sindimed, Adeildo Lucena.

 

Ainda chegou ao Sindimed, que médicos que questionam a gestão sobre os remanejamentos para os plantões, sofrem represálias e são transferidos de setor ou unidade e ainda sofrem perseguição pela atual gestão.

 

“Alguns colegas estão tendo esgotamento de tanto trabalhar. Outros estão com acompanhamento psiquiátrico por conta da perseguição e da situação que a atual gestão os impõe. Temos denúncia de colegas que estão com mais de férias vencidas e não podem gozá-las”, completa Adeildo.

 

A denúncia também foi encaminhada para o Conselho Regional de Medicina(CRM), Ministério Publico Estadual(MPE), Câmara Municipal e Polícia Judiciária Civil. “O Sindimed já acionou a assessoria jurídica e vai tomar providências em prol dos direitos da categoria e também da população que merece respeito e atendimento de qualidade. Não podemos arriscar vidas por causa da imprudência da gestão”, afirma o Sindimed.

 

Além do Sindimed, o vereador Dilemário Alencar(Pros), além de postar um vídeo sobre a situação lastimável do Pronnto Socorro de Cuiabá, ainda enviou via WhastApp, para O Bom da Notícia, um vídeo que mostra a situação da unidade de saúde, com pacientes jogados em salas superlotadas, com goteiras, banheiros sujos e calor intenso por falta de ar-condicionado.

 

De acordo com o parlamentar que faz oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na Câmara, enquanto este estado de coisa ocorre no PSM, Pinheiro, na prefeitura, "faz propagandas enganosas para dizer que retirou os pacientes dos corredores e melhorou a situação. Não é verdade! Vejam as cenas e fotos desse vídeo e confira o caos reinante". (Veja vídeo abaixo)

 

 

Outro lado

 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a crise na saúde pública no Estado traz toda demanda ao Pronto-Socorro de Cuiabá que atende pacientes de todas as cidades.

 

“Vale ressaltar que o prédio do pronto-socorro é bastante antigo, com muitos problemas estruturais. Após a entrega da última etapa do HMC, o pronto-socorro funcionará nesta unidade”, frisa. A promessa é que o atual pronto-socorro será reformado e passará abrigar o Hospital da Família. 

 

“Em relação ao caso do paciente que urinou no chão, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que foi um caso pontual e que tomará as medidas necessárias para que este tipo de situação não se repita”.