Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 20:12 - A | A

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 20h:12 - A | A

MEC NA MIRA

Deputada federal protocola denúncia contra ministro da Educação

Ana Adélia Jácomo/ O Bom da Notícia

A deputada federal por Mato Grosso, Rosa Neide (PT), protocolou na Procuradoria Geral da República (PGR) nesta terça-feira (26) um documento denunciando o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Ela usou seu Facebook para publicar um vídeo gravado dentro da PGR.

 

Segundo ela, o ministro desrespeita a Constituição brasileira ao obrigar escolas a falarem o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, após a execução gravada em vídeo do hino nacional. O conteúdo visual deveria ser enviado ao MEC. Após polêmica, o ministro disse que vai rever a orientação enviada para as escolas. 

 

“Vamos denunciar por atingir as escolas brasileiras. Obrigar diretores de escolas a ultrapassar todos os limites, mandando uma carta para que os alunos sejam filmados, os expondo nas imagens e ainda falando o slogan que era da campanha do presidente”, disse a deputada. 

 

Leia também - Senadora Selma faz enquete de tentativa do MEC em obrigar hino e slogan em escolas

 

Os principais questionamentos se dão pelo fato do slogan de campanha do presidente ser utilizado em ambiente escolar, o que pode caracterizar improbidade administrativa, já que realiza promoção pessoal de agentes públicos. 

 

Rosa Neide assumiu a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc) em 2010, em substituição ao deputado federal Ságuas Moraes (PT). 

 

ENTENDA O CASO

 

Em email enviado às escolas nesta segunda-feira (25) afirmava que devem estar perfilados para execução do hino nacional as crianças, professores e demais funcionários das escolas.   

 

“Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional”, diz o texto.

 

Veja o vídeo:

 

: