Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 16 de Junho de 2019, 08:08 - A | A

Domingo, 16 de Junho de 2019, 08h:08 - A | A

INFRAESTRUTURA

Ministro diz que governo vê com bons olhos extensão de ferronorte até Cuiabá

Rafael Machado - O Bom da Notícia

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas disse que a pasta vê com bons olhos a extensão da Ferronorte até Cuiabá.

 

Em visita a cidade de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na sexta-feira (14), ele comentou que estão trabalhando para viabilizar o projeto. A Ferronorte liga a região sul do Estado ao Porto de Santos, em São Paulo.


“Eles estão verificando o potencial de exportar contêineres de São Paulo para Cuiabá e vice e versa. A gente vê isso com muito bons olhos e vamos trabalhar para viabilizar isso”, falou o ministro.


Ele ainda ponderou que há dois caminhos para que a ferrovia chegue a Capital. O primeiro seria a demonstração da viabilidade de ter uma concessão autônoma.

 

“O primeiro caminho é você demostrar inviabilidade de ter uma concessão autônoma, indo pra Cuiabá, e a partir do momento que você demonstrar inviabilidade você atribui esse trecho à própria concessionária que já opera até Rondonópolis, que é a Rumo”, disse.

 

O segundo caminho, de acordo com o ministro, seria elaboração de um projeto de lei que cria o regime de autorização.

 

“A gente está tentando trabalhar junto com o Congresso que é um projeto de lei que cria o regime de autorização do nosso ordenamento jurídico. Aí as coisas ficarão melhores porque simplesmente havendo manifestação da concessionaria, a gente autoriza aquele trecho”, comentou.

 

Ferrogrão e Fico

 

O ministro ainda comentou que a intenção do governo é fazer a concessão da Ferrogrão ainda neste ano. O projeto prevê uma ferrovia que liga Mato Grosso ao Porto de Miritituba (PA).

 

Sobre a Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), Tarcísio disse que o contrato para construção já foi assinado e a previsão que as obras comecem no próximo ano. (Com Rafael Medeiros, enviado especial a Rondonópolis).