Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

ESPORTES Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 00:01 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 00h:01 - A | A

CHANCES AUMENTAM

Brasil vai às oitavas com empate contra a Itália, mas pode avançar mesmo com derrota na terça

Globo Esporte

O Brasil precisa de um empate contra a Itália na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Isso, se quiser se classificar às oitavas de final sem depender de ninguém. Caso seja derrotado, no entanto, não estará necessariamente eliminado. A missão se tornou menos difícil para as brasileiras porque os Grupos E e F corresponderam às expectativas de favoritismo e fecharam a 2ª rodada sem que os terceiros lugares tenham chance de somar quatro pontos.

 

O regulamento permite que mesmo com duas derrotas o Brasil siga vivo, já que quatro dos seis terceiros colocados das chaves também chegam à fase seguinte e apenas oito das 24 equipes são eliminadas.

 

Para entender melhor a situação do Brasil antes do jogo contra as italianas, na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), em Valenciennes, fizemos abaixo um resumo das possibilidades. 

Brasil vence a Itália

 

Classificação às oitavas garantida.

 

Brasil empata com a Itália

 

Classificação às oitavas garantida.

 
Marta em ação pelo Brasil contra a Austrália — Foto: Reuters

 

Brasil perde para a Itália

 

Há muitas combinações possíveis. Tudo indica que uma derrota, de preferência não por muitos gols, mantenha o Brasil com possibilidades de classificação. O jogo será na próxima terça, e a Seleção teria de aguardar até quinta-feira, dia que termina a primeira fase, para saber se estaria ou não classificada. A possível espera para ir embora faz parte do planejamento das confederações junto à Fifa.

 

Dentro do grupo brasileiro (C), mesmo perdendo, há possibilidade de ficar em segundo, caso a Jamaica vença a Austrália e ambas fiquem com saldo inferior à Seleção, pois haveria empate triplo em pontos. Os saldos, hoje, são de +2 para o Brasil, 0 para a Austrália e -8 para a Jamaica.

A chance mais realista, no entanto, seria de ocupar o terceiro posto e torcer por resultados. A maioria dos grupos terá um 3º colocado com no mínimo três pontos, situação do Brasil em caso de revés.

 

Uma combinação interessante: nos Grupos D, E e F, empates em Argentina x Escócia, Camarões x Nova Zelândia e Chile x Tailândia. Igualdades em dois desses três duelos definem classificação para o Brasil com derrota, pois nenhum deles somaria três pontos no torneio.

 

Na chave A, o ideal seria que a dona da casa França e a Noruega confirmassem favoritismo e vencessem Nigéria e Coreia do Sul, respectivamente.

 

As africanas permaneceriam com três pontos e saldo mais negativo que o atual (-1). No Grupo B, vitória da Alemanha sobre a África do Sul e goleada para um dos lados em China x Espanha também são cenários favoráveis ao Brasil.