Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 11:35 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 11h:35 - A | A

REELEIÇÃO

Janaina diz que nome de Emanuel é o mais defendido dentro do MDB

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) - ainda que se esquive desta possibilidade - tem sido um dos nomes cotados na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, no próximo pleito.

 

Durante o lançamento do Nota MT, no Palácio Paiaguás, na manhã desta segunda-feira (17), a parlamentar defendeu, contudo, que dentro do partido o nome de Emanuel Pinheiro é o mais rentável, até por conta de Pinheiro ser o atual detentor do mandato.

 

“Na verdade, é natural que seja o prefeito a disputar uma eleição. É isso que as pessoas precisam entender. Dentro de um partido quando se tem um prefeito, naturalmente, ele tem essa autonomia de decidir pela reeleição ou não. Sempre foi Emanuel o detentor do mandato, isto em todos os partidos. Pois quem tem mandato tem essa preferência na disputa. Vamos colocar assim. E o partido está muito pacificado. Não só em Cuiabá, mas nos demais municípios também”, comentou a emedebista.

 

Paralelo ao evento da Nota MT, aconteceu o a entrega das chaves do Residencial Nico Baracat I. Lá, Emanuel desenhou um novo mapa político, com a inserção do DEM, em uma coligação com o seu partido, o MDB, nas disputa pela reeleição à Prefeitura de Cuiabá.

 

Os articulações, no entanto, têm sido pouco comentadas até por conta de nos bastidores, se falar de possíveis rusgas entre líderes do DEM. Acirrada em uma de suas últimas declarações que seu filho, o deputado federal Emanuelzinho (PTB), poderia disputar a Prefeitura de Várzea Grande, em 2020. A possibilidade causou reação na legenda e até mesmo em um antigo aliado de Pinheiro, o senador Jayme Campos, que chegou a declarar que “falar de eleição era um desrespeito com sua esposa”, a prefeita Lucimar Campos (DEM), que ainda teria pela frente quase dois anos de mandato.

Além disso, Emanuel se envolveu em diversas polêmicas com o governador Mauro Mendes, a mais recente foi em relação a Santa Casa de Misericórdia, que ficou mais de 40 dias de portas fechadas e acabou sendo alvo de uma requisição administrativa do Estado. Mendes chegou a alfinetar Pinheiro, ao declarar que na sua gestão de prefeito nunca deixou o hospital fechar.

 

Tem também o fato do DEM realizar, paralelamente, suas próprias articulações, como cogitar, por exemplo, lançar como candidato a prefeito o ex-deputado federal Fábio Garcia. Além dele, o DEM tem como nome forte o deputado estadual Eduardo Botelho para a Prefeitura de Várzea Grande.

 

São cotados ainda para a disputa pela Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (PSB), que é vereador licenciado da Capital, a coordenadora do Procon estadual Gisela Simona (Pros) e ainda o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho (PR).

Corre ainda por fora pelo PMDB, o deputado federal Valtenir Pereira, que busca espaço interno na legenda disparando críticas à gestão de Pinheiro.(Com a colaboração de Rafael Medeiros)