Sábado, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 18 de Junho de 2019, 09:20 - A | A

Terça-feira, 18 de Junho de 2019, 09h:20 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Fábio Garcia volta a defender que DEM tenha candidatura própria na disputa pelo Alencastro

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O presidente estadual do DEM e suplente de senador, Fábio Garcia, volta a defender uma candidatura própria do Democratas em Cuiabá, no próximo pleito. Conforme Garcia, este também é um entendimento da diretoria nacional da legenda. Assim, um possível apoio à candidatura de reeleição de Emanuel Pinheiro pode não estar nos planos do DEM em 2020.

 

A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (18), durante entrevista à Rádio Capital FM.

 

Nesta segunda-feira (17), Emanuel afirmou à imprensa ser “um caminho natural” uma coligação entre MDB e DEM em 2020, levando em conta as negociações comuns nestas empreitadas eleitorais e ainda pelos longos anos de amizade com a família Campos [Jayme e Júlio] caciques democratas. Esta possibilidade foi, no entanto, rechaçada por Garcia.

 

“Ainda é muito cedo para discutir nome na verdade. Nós temos até final de março de 2020 para discutir os nomes que vão concorrer ao cargo de prefeito pelo Democrata em todo o Estado de Mato Grosso, incluindo a Capital, portanto, a gente tem aí nove meses para poder trabalhar nomes para concorrer à Prefeitura de Cuiabá e eu tenho a absoluta convicção que nós iremos trabalhar um bom nome, uma boa alternativa para Cuiabá, um nome que possa atender a expectativas da sociedade cuiabana em termos de qualidade de gestão”, disse à Rádio Capital.

 

O senador Jayme Campos e os ex-senador Julio Campos, maiores lideranças do DEM no Estado, são amigos de Emanuel. Questionado se isso não poderia resultar numa aliança, até pelo fato do filho de Emanuel, o deputado federal Emanuelzinho (PTB) ser o terceiro  parlamentar mais votado em Várzea Grande, com 11.723 votos,  Fábio resumiu dizendo que não há nenhum posicionamento dentro do Democratas sobre priorizar uma candidatura externa.

 

“Acredito que essa seja uma vontade não somente do DEM em Mato Grosso, mas também uma vontade do Democratas Nacional ter um prefeito ou concorrer a Prefeitura da Capital com grandes chances de êxito. Claro, tendo um democrata como cabeça de chapa como prefeito da capital. Essa sem dúvida é uma vontade do DEM Nacional. Tenho absoluta convicção que eles trabalharão por um DEM  mais forte para todo Estado e ainda que haja uma ligação do Emanuel Pinheiro com Jayme e Júlio eles não trabalharão contra uma candidatura própria do Democratas. Uma candidatura do Democratas na Capital só vem fortalecer o partido”, completou.

 

Sem citar nomes, Fábio disse que o DEM pode buscar nomes dentro do próprio governo comandado por Mauro Mendes.

 

“No próprio quadro que tem no governo do Estado de Mato Grosso, nós temos grandes nomes e podemos trabalhar nomes novos que possam agregar ao Democratas. A gente ainda tem tempo para trabalhar esses nomes. O meu direcionamento dentro do Democratas será candidatura do Democratas em Cuiabá e a gente, deve como partido, trabalhar um grande nome”, finalizou.

 

O DEM tem feito suas próprias articulações nos bastidores e cogita lançar como candidato a prefeito Fábio Garcia. Além dele, o DEM vem cogitando lançar o deputado estadual Eduardo Botelho para a Prefeitura de Várzea Grande, ainda que o presidente da Assembleia, pelo menos por enquanto tenha como domicílio eleitoral, Cuiabá.

São cotados ainda para a disputa pela Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual petista Lúdio Cabral [que vem declinando da diputa],  o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (PSB), que é vereador licenciado da Capital, a coordenadora do Procon estadual Gisela Simona (Pros) e ainda o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (PR).

Corre ainda por fora pelo MDB, o deputado federal Valtenir Pereira, que busca espaço interno na legenda disparando críticas à gestão de Pinheiro.