Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 10:53 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 10h:53 - A | A

NESTA TERÇA

Eclipse parcial do sol poderá ser observado no final da tarde na capital

Da Redação - O Bom da Notícia

(Foto: Ilustração)

eclipse.jpg

 

Nesta terça-feira (02), uma eclipse parcial do sol, poderá ser visto em Mato Grosso. Na capital o fenômeno poderá ser visto entre as 16h e às 17h55, horário local.

 

O eclipse parcial ser á visível nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em parte das regiões Norte e Nordeste. Na maior parte das cidades brasileiras o Sol irá se pôr antes que o eclipse parcial ocorra.

 

Na América do Sul, o eclipse solar será total [com inteiro encobrimento do sol], apenas numa pequena região do Chile e da Argentina.

Em Mato Grosso, o eclipse será de 33%. Entre as capitais, o fenômeno com maior cobertura do sol poderá ser visto em porto Alegre (RS), com 58% de encobrimento.

 

De acordo com o Grupo de Astronomia de Pernambuco[ AstroPE], o recomendado é não olhar diretamente para o eclipse, para não causar danos à visão. Entre os métodos seguros para observar o fenômeno estão usar óculos de sol, negativos de filmes antigos e vidros escuros. Pois a observação de um eclipse do Sol sem um filtro solar apropriado pode queimar a retina e causar cegueira, ou, a destruição do campo visual. Assim, claro, quem não tiver um equipamento adequado deve evitar observar o fenômeno!

 

E nunca use telescópios, binóculos e máquinas fotográficas sem um filtro solar para a observação de qualquer evento relacionado ao Sol.

 

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e, novamente, será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data a região mais a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do Sol.