Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 20:30 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 20h:30 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Mesmo sob risco de cassação, Fávero diz que Selma disputa prefeitura

Marcio Camilo - O Bom da Notícia

(Foto: Marcos Lopes/ALMT)

 


 

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) acredita que a senadora Selma Arruda será candidata a prefeita de Cuiabá pelo partido, mesmo correndo o risco de ter os direitos políticos cassados por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Ocorre que a ex-juíza já teve o mandato cassado por unanimidade, por sete desembargadores, em primeira instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por crimes de caixa 2 e abuso econômico.

 

Para a decisão valer, ela só precisa ser ratificada pelo TSE, que analisará um recurso interposto pela defesa da senadora. 


Fávero, entretanto, acredita que a decisão será revertida na instância superior.

 

"Veja bem, no último julgamento já deixou em aberto a falsificação do cheque. Então é uma interpretação da lei e depende do ponto de vista que você enxergar. Já houve um vício no processo, quando foi juntado os documentos pela defesa que demostrou a falsificação. Isso abre uma janela lá no fundo", disse nesta quinta-feira (22), em entrevista ao Jornal do Meio Dia.

 

No meu ponto de vista é o nome mais forte que o PSL tem hoje. Há possibilidade sim, pois ela teve 150 mil votos em Cuiabá

O deputado se referiu aos embargos de declaração que foram parcialmente acolhidos pelo TRE, em julho passado, em particular, na tese da defesa de que a decisão que cassou o mandato teve obscuridade e contradição. Devido a utilização na fundamentação e nos cálculos do relator quanto a um documento falso: um cheque fraudado no valor de R$ 29,9 mil.

 

Na época, a decisão foi comemorada pela senadora que acredita na reversão do caso no TSE.

 

Fávero defende que Selma é o nome mais forte do PSL para disputar o Palácio Alencastro. No entanto, mesmo acreditando na candidatura dela, pondera que nenhum anúncio poder ser feito nesse sentido, por conta da legislação eleitoral.

 

"No meu ponto de vista é o nome mais forte que o PSL tem hoje. Há possibilidade sim, pois ela teve 150 mil votos em Cuiabá nas eleições do ano passado. Então ela é uma fortíssima candidata", enfatizou.

 

Descartando o nome do deputado federal pesselista, Nelson Barbudo, na disputa, em 2020, pelo comando do Alencastro. Ainda que estas informações tenham circulado recentemente em sites e jornais, após apoio explícito da executiva nacional do PSL ao nome do parlamentar.

 

Segundo ele, a Executiva só teria anunciado Barbudo por um entendimento de que o PSL tem que disputar todas as prefeituras de capitais onde o sigla tiver expressão.

 

Citou ainda que além de Selma, o partido em Mato Grosso teria mais três nomes fortes do setor empresarial para a disputar o Palácio Alencastro. No entanto, não quis revelar os nomes: "vamos esperar o momento o certo, fazer uma pesquisa e ver o melhor nome, principalmente no caso da senadora Selma não ir para a disputa", ressaltou.