Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 05 de Outubro de 2019, 11:20 - A | A

Sábado, 05 de Outubro de 2019, 11h:20 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Russi descarta candidatura própria do PSB na capital, mas aponta chapa forte na disputa à Câmara

O Bom da Notícia

O presidente do diretório do PSB em Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi, também primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia, revelou esta semana em conversa com jornalistas, no parlamento estadual, que seu partido não deverá lançar candidatura própria, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, nas eleições do ano que vem. 

 

Admitindo que o foco da legenda será na eleição de vereadores, na capital, como forma de manter o mesmo resultado que a sigla teve nas últimas eleições municipais, quando conseguiu assegurar três das 25 cadeiras na Casa de Leis cuiabana. Ainda que os nomes dos parlamentares que atualmente estão na condição de vereança, possam eventualmente mudar.

Em Cuiabá nós não devemos ter candidato à prefeito e vamos focar na eleição de vereadores

O partido conta atualmente com os vereadores Marcelo Bussiki, Gilberto Figueiredo, que atualmente está licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado de Saúde e o presidente da Casa, Misael Galvão, além do suplente em exercício, Adilson Levante.

Quanto as possíveis mudanças nos nomes, na disputa pelos mandatos no parlamento municipal, a declaração de Russi levou em conta a possível troca de siglas dos três representantes do PSB que, em várias ocasiões, não têm escondido o desejo de migrarem para outras legendas como, por exemplo, Misael que vem apontando a possibilidade de se filiar ao PTB e ainda Bussiki e Gilberto Figueiredo que, igualmente, estariam de malas prontas para deixarem o Partido Socialista Brasileiro  já nos próximos meses.  

“Em Cuiabá nós não devemos ter candidato à prefeito e vamos focar na eleição de vereadores. Estamos formando uma chapa e esse será o nosso projeto na Capital. Ainda não estamos bem organizados no município, porque ainda não sabemos como ficará o quadro. O Misael Galvão praticamente já saiu do PSB. O Bussiki e o Gilberto devem estar saindo e o Adilson é o único que vai permanecer", disse o parlamentar, reiterando a intenção do PSB, em Cuiabá, de assegurar em 2020 as mesmas três vagas na Câmara.

Ainda, de acordo com o deputado, a escolha quanto ao apoio à algum candidato à prefeito será definido pela chapa composta por 37 pré-candidatos a vereador. Ao lembrar sobre a importância de escutar a base. "Temos que trabalhar escutando a base, que são os candidatos, com o alinhamento do candidato que iremos apoiar um nome para prefeito. Como o PSB não tem projeto para a majoritária na capital, isto poderá facilitar e criar uma boa composição, mais lá na frente, como forma de fortalecer os nossos candidatos”, finalizou.

Mas ao descartar neste momento uma candidatura própria na capital, Russi ressalta que, no entanto, os socialistas têm debatido fortemente a construção destas candidaturas, onde a sigla tenha cabeça de chapa em cidades como Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande e Alta Floresta.