Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 13:17 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 13h:17 - A | A

DEVE ENTRAR EM VIGOR EM 2020

Após adequações, prefeito reenvia minirreforma à Câmara e espera aprovação rápida

O Bom da Notícia

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) reenviou na última quinta-feira (7), a minirreforma administrativa à Câmara Municipal de Cuiabá. 

 

Emanuel espera que a proposta seja aprovada pelos vereadores ainda este ano, para entrar em vigor já no dia 1° de janeiro de 2020. A minirreforma prevê a extinção das Secretarias de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 Anos, além da criação das secretarias da Mulher e de Turismo.

 

O projeto encaminhado ao Legislativo deixa claro que as alterações não vão causar impacto financeiro ao município.

“A elaboração do texto foi feita para entrar em vigor no dia 1° de janeiro de 2020, apesar de ter um prazo, um lapso temporal de 180 dias para adequar todas as medidas”, disse o prefeito.

A reforma já havia sido encaminhada para o legislativo municipal no início do mês de outubro, mas a proposta foi retirada para passar por adequações e deixá-la mais clara para os vereadores.

O prefeito avalia que, caso seja aprovada, as mudanças garantirão uma economia de 1,6% aos cofres do município.

 

Minirreforma

 

A minirreforma administrativa proposta pelo prefeito Emanuel Pinheiro prevê a extinção das Secretarias de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 anos e a criação das pastas de Turismo e da Mulher.

 

No lugar da pasta de Serviços Urbanos será criada a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) que será vinculada à Secretaria de Obras. O diretor da empresa será o atual secretário de Serviços Urbanos, José Stopa. 

 

Conversa de bastidor

 

Outros comentários, estes um pouco mais ácidos, apontam que a extinção da secretaria comandada por Stopa se deu por conta do crescimento do secretário de Serviços Urbanos nas pesquisas de opinião, em levantamento sobre uma eventual sucessão ao prefeito Emanuel Pinheiro, nas eleições do ano que vem para o comando do Palácio Alencastro.

 

Ainda que o prefeito emedebista esteja com uma pequena vantagem, Stopa pode representar, mais lá na frente, uma pedra no sapato do gestor emedebista. Assim, o secretário conhecido como seu melhor tocador de obras e que nunca escondeu sua disposição de disputar a Prefeitura de Cuiabá, em 2020, teria sido 'rebaixado'.

 

No comando da Limpurb, com caráter de diretoria, o máximo que Stopa poderá reivindicar eleitoralmente - e isto, claro, caso haja uma negociação com o PV -, seria a vice-prefeitura.

 

Ainda que Ozenira tenha optado 'em deixar de fora dos questionamentos' sobre o que ela classificou de pequenas mudanças, a minirreforma do Alencastro ainda prevê a extinção de todos os cargos da estrutura administrativa, existentes atualmente na vice-prefeitura de Cuiabá, comandada por Niuan Ribeiro (Podemos);

 

E não para por aí, está também contida na mensagem de Emanuel Pinheiro, a exclusão orçamentária da pasta, em sua totalidade, para 2020. E, assim, o que o prefeito emedebista tem classificado como enxugamento da máquina, pode ser analisado, quando for dada publicidade, ao fato, de retaliação ao seu vice, que tem realizado críticas severas à maneira de Pinheiro 'administrar as coisas públicas'. 

 

Recém filiado ao Podemos, Niuan que assumiu já há um certo tempo sua pré-candidatura  evitou, no entanto, de dar uma resposta quanto às mudanças propostas pelo gestor emedebista, na minirreforma, já que a mensagem vem, por enquanto, sendo mantida 'em banho maria'. E, assim, Niuan diz não ter conhecimento sobre o fato.

 

Adiantando que, porém, não acredita que este fato ocorra, sem que antes houvesse uma conversa entre os dois. Já que eleitoralmente foram votados em uma chapa formada por dois nomes [Emanuel Pinheiro e Niuan Ribeiro]. Colocados à disposição da análise do povo cuiabano e ambos escolhidos. "Não acredito que o prefeito Emanuel Pinheiro teria a coragem de ter uma postura assim tão pequena, tão rasteira deste jeito. Pois mesmo que eu tenha uma posição de independência quanto à maneira política dele [Pinheiro] de tocar a administração, não acredito que ele faria isto. Pois a maior qualidade de um homem público é saber ouvir as opiniões contrárias".

 

A declaração de Niuan foi dada recentemente ao site O Bom da Notícia, em sua participação em um Workshop sobre marketing político para candidatos, realizado na Assembleia Legislativa. Quando ainda ponderou sobre a necessidade de colocar um ponto final aos discursos midiáticos, 'bem ao gosto do prefeito Emanuel Pinheiro", sob o argumento que estes discursos não possuem mais efeito na população. "As gestões, como todo resto, precisam se modernizar e é por isso que eu dou a minha opinião doa a quem doer. Meu compromisso é com a população e com meus princípios éticos e morais.E é por eles que me pauto para construir meu projeto político".