Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 12 de Novembro de 2019, 16:40 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2019, 16h:40 - A | A

'OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE'

Abílio diz que Misael descumpriu lei e segue devolvendo a colegas 'perseguição imposta a ele'

Marisa Batalha/O Bom da Notícia

 

Reprodução

abílio junior e renivaldo, abilio e renivaldo

 

Promessa feita, promessa cumprida! No último dia 29 de outubro, em uma coletiva de imprensa, o vereador social cristão, Abílio Junior, assegurou aos vereadores da Casa de Leis de Cuiabá que usaria do mesmo expediente que alguns colegas de parlamento estariam usando contra ele.

 

E, assim, colocaria pelo menos sete colegas de Casa, na berlinda, como ele se encontra atualmente. Ao ressaltar que alguns vereadores com a intenção de cansá-lo, estariam usando de ferramentas jurídicas dentro do parlamento municipal, como forma de cassar seu mandato, por meio do pedido de abertura de Comissão Processante contra ele.

 

"[...] Se querem cassar meu mandato, então vou juntar meus argumentos [minha peça de defesa] contra a de outros vereadores que estão se posicionando contra mim e vou mostrar, ao juntar as peças, quem estaria com a razão. Se este é o expediente [o critério que estão usando para cassar meu mandato], vou usar também os argumentos que tenho [...] Assim, serão pelo menos sete vereadores a serem cassados aqui na Câmara Municipal, quem sabe se a Câmara não fica melhor assim [...]".

[...] Se querem cassar meu mandato, então vou juntar meus argumentos [minha peça de defesa] contra a de outros vereadores que estão se posicionando contra mim e vou mostrar, ao juntar as peças, quem estaria com a razão. Se este é o expediente [o critério que estão usando para cassar meu mandato], vou usar também os argumentos que tenho [...] Assim, serão pelo menos sete vereadores a serem cassados aqui na Câmara Municipal, quem sabe se a Câmara não fica melhor assim [...]

 

Afirmando ainda que estaria pronto para contra-atacar os argumentos, que alguns colegas podem estar preparando contra ele, no sentido de assegurar a perda de seu mandato e sua inelegibilidade nas próximas eleições.

 

No final de outubro, o parlamento cuiabano instaurou procedimento para apurar a conduta de Abílio, por meio da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que será comandada pelo vereador Toninho e Souza (PSD), em decorrência de supostos excessos cometidos por Abílio, dentro e fora da Câmara.

 

Depois da promessa, de lá para cá, o vereador já apresentou denúncia na Câmara de Cuiabá contra o vereador tucano, Adevair Cabral, sobre suposto assédio sexual sofrido por uma enfermeira, lotada em um posto de saúde na capital, que na busca de um padrinho político, teria encontrado o vereador tucano e acabou sendo vítima dele.

 

Em posse de uma série de mensagens, supostamente  postadas pelo parlamentar tucano, que chegou a mandar fotos da cintura pra baixo nu à enfermeira, Abílio ainda garantiu a ida da sevidora à Câmara, para falar sobre o assunto. E que estariam surgindo mais pessoas para denunciar fatos semelhantes contra Adevair. O parlamentar tucano, claro, desmentiu - após ir às lágrimas no plenário -, revelando que estaria sendo vítima de 'perseguição política'. E que irá representar criminalmente contra o colega, por calúnia e difamação.

 

Depois de Adevair, o outro alvo do vereador social cristão foi o vereador Toninho de Souza(PSD), apresentador do Programa Cidade Alerta, na TV Vila Real. Abílio apresentou pedido de abertura de Comissão Processante contra o colega de Casa, sob o argumento de ter sido submetido a várias humilhações proferidas contra ele, por Toninho, de maneira ofensiva, violenta e desonrosa em abril deste ano.

 

Abílio apontou 'fala de Toninho' que dizia que ele teria direito de fiscalizar as unidades de saúde, "mas primeiro ele precisava se tratar para entrar em uma UTI. Se vocês observaram, Abilio é ‘perebento’. Olhando as mãos dele há perebas. Ele é um risco de transmissão de doença", disse Toninho na ocasião, após Abilio e outros vereadores terem feito uma visita e doação de insumos ao Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.

 

Em outro momento, Toninho ainda revela que Abílio teria 'demônio no corpo'. "...] Tem que trazer um pastor aqui [na Câmara] com o poderio de expulsar demônios, porque esse vereador [Abilio], não é normal. Este vereador tem demônios no corpo. Ele, que frequenta a igreja, nem a igreja aguenta o comportamento do vereador Abilio[...]".

 

Nesta terça-feira(12), o vereador voltou a cena, agora para contestar o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), por descumprir a lei e não apresentar em plenário o pedido de instauração da Comissão Processante contra o palamentar municipal.

 

De acordo com Abílio, seu pedido foi negligenciado, sob o olhar do Regimento da Casa. Mesmo que ele tenha protocolado seu pedido contra o vereador social democrata na Procuradoria da Casa, na semana passada. Portanto, o parlamento teria que colocar a proposta, obrigatoriamente, em plenário nesta terça.

 

Citando o Decreto 20167, Abílio lembra que esta é uma lei federal que define como são os trabalhos da comissão processante, em caso de pedido de cassação tanto de vereadores quanto de prefeito. Exigindo que prazos sejam cumpridos e, assim, como no seu caso, como foi protocolado há uma semana, na subsequente, o pedido precisaria ir a plenário para ser votado.

 

"O presidente descumpriu a lei. A lei diz o seguinte que se caso o presidente da Casa omitir ou agir contra a expressa disposição de lei, ele mesmo vira alvo, por estar incorrendo em uma infração administrativa, criando um ato falho".

 

Mas ao ser questionado se poderia mover alguma ação contra Misael, Abílio declinou da intenção, sob a justificativa de que o presidente da Casa poderia estar propício a votar a favor de sua cassação, mas como ambos são da mesma igreja, ele antes precisaria justificar sua posição. Ou seja, precisaria de ter algo palpável feita por Abílio, contra ele, para que isto pudesse pautar sua justificativa. Ficando, assim, livre em seu voto, quanto a cassação do mandato do vereador.

 

"Eu não vou dar este gostinho para ele[Misael]. Ele cometeu um ato falho, mas não vou representar contra ele, porque isto poderá subsidiar uma decisão que ele[Misael] pode estar querendo tomar".

 

O parlamentar social cristão que marca posição contrária à maneira como o prefeito Emanuel Pinheiro(MDB), administra a Prefeitura de Cuiabá e seus constantes apontamentos sobre a aprovação dos projetos que são encaminhados pelo Palácio Alencastro, à Câmara, com uma margem de votos alta, por conta de uma base de apoio que chega a ter uma representatividade de quase 80% na Casa, inequivocamente, o tornou um dos opositores mais ferrenhos do gestor emedebista.

 

Além de Toninho de Souza anda estariam na mira do vereador Abílio Junior - para pedidos de abertura de Comissão Processante -, os vereadores Adevair Cabral (PSDB), Chico 2000 (PR), Juca do Guaraná (Avante) e Renivaldo Nascimento (PSDB).