Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019, 23:24 - A | A

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019, 23h:24 - A | A

FIM DE DISCUSSÃO

AL aprova pacote de mensagens do Executivo

Kamila Arruda, Da Redação

Os cinco projetos de lei do Executivo Estadual foram aprovados em segunda votação na Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (24). As mensagens foram encaminhadas pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início do ano e visam gerar economia nos cofres públicos e aumento na arrecadação para, assim, garantir o equilíbrio fiscal das finanças.

 

Trata-se da proposta de reforma administrativa, a reformulação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), alterações na lei referente ao MT Prev, e ainda o projeto que cria normas para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), e a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito do Estado. 

 

Os projetos foram aprovados após intensa discussão dos parlamentares durante todo o dia devido às emendas apresentadas e a manifestação dos servidores público no que tange a determinadas matérias. 

 

No total, as mensagens receberam mais de 100 emendas. A LRF Estadual foi a mensagens que recebeu o maior número de emendas. No total, os deputados estaduais apresentaram 25 emendas ao projeto de lei, onde apenas 10 passaram pela Comissão de Constituição e Justiça e foram aprovadas em plenário. 

 

As principais modificações feitas foram no sentido de garantir a progressão e promoção de carreira aos servidores públicos estaduais, e a convocação dos aprovados nos concursos públicos que já foram realizados. Além disso, limitaram a abrangência da lei ao Poder Executivo e seus órgãos, autarquias e empresas públicas. A matéria foi aprovada com 15 votos favoráveis e dois contrários. 

 

A proposta de reforma administrativa também recebeu um grande número de emendas, mas apenas cinco passaram pelo crivo do plenário. Os deputados garantiram a permanência do Desenvolve MT, MTI e Empaer nos quadros da administração pública. 

 

O projeto original pretendia extinguir as referidas empresas públicas. Desta forma, serão extintas apenas a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), a Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), a Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa) e a Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem). 

 

Além disso, reduziu o número de secretarias de 24 para 15. A intenção é enxugar a máquina pública a fim de gerar economia aos cofres públicos. A mensagem foi aprovada por unanimidade. 

 

A proposta que cria critérios para o pagamento da RGA aos servidores públicos estaduais também foi aprovada em segunda votação pela Casa de Leis durante a sessão extraordinária realizada na noite desta quinta-feira (24). A matéria foi aprovada com uma emenda que cria um gatilho de dois anos para a revisão da proposta, atendendo assim a um pleito da categoria. Apesar disso, a mensagem foi aprovada com 15 votos.

 

Outros deputados se posicionaram contra a proposta. Também foram aprovadas os projetos que tratam sobre a reformulação do Fethab e a alteração na lei do MT Prev. O Fethab foi aprovado por unanimidade sem adição de emendas, enquanto a outra recebeu sete votos contrário