Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 18:15 - A | A

Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 18h:15 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Apontando Niuan como grata surpresa para sigla, Medeiros reafirma candidatura própria na capital

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

O deputado federal por Mato Grosso, José Medeiros, presidente do diretório do Podemos em Mato Grosso, foi incisivo quanto a candidatura do vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, na disputa pelo comando do Palácio Alencastro, nas eleições de 2020.

 

A declaração de Medeiros foi dada na última sexta-feira(11), em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, quando ainda reforçou que estaria descartada quaisquer possibilidades da legenda de abrir mão de candidatura própria nas próximas eleições, nos principais municípios de Mato Grosso e, mais especificamente, na capital.

Medeiros também estaria esperançoso em novas filiações no Estado, ao apontar o convite feito ao vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) e ao seu irmão Adriano Pivetta, prefeito de Nova Mutum

 

O deputado ainda adiantou que o vice-prefeito de Cuiabá - que se filiou ao partido em 13 de agosto deste ano -, teria sido uma grata surpresa para o Podemos. E que isto une à vontade da sigla em ter candidatos que sejam cabeça de chapa na disputa majoritária. E, sobretudo, que a legenda estaria trabalhando fortemente para que esta pré-candidatura de Niuan se consolide para o ano que vem.

 

Medeiros também estaria esperançoso em novas filiações no Estado, ao apontar o convite feito ao vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) e ao seu irmão Adriano Pivetta, prefeito de Nova Mutum. Ainda assinalando, que na busca de garantir mais musculatura à legenda tem sido realizadas algumas reuniões e, em uma destas últimas rodadas de conversa, a sigla também teria convidado o deputado Ulysse Moraes (DC) para se filiar ao Podemos. Lembrando que estas novas cooptações fazem parte de um projeto de fortalecimento do Podemos no país inteiro. Que já teria abocanhado, no Senado, a condição de segunda maior bancada.

 

Comando do Alencastro

 

Se depender da motivação do vice-prefeito da capital quanto a disputa à Prefeitura de Cuiabá, certamente então o Podemos já pode considerar Niuan Ribeiro candidatíssimo.

 

Na última sexta, presente no Workshop de marketing político para candidatos do Republicanos, na Assembleia Legislativa, Niuan Ribeiro desatou de vez o laço com o prefeito Emanuel Pinheiro(MDB), reiterando, contudo, que não da sua condição de vice, que faz questão de honrar. Ao classificar a política feita por Emanuel como distante da modernidade. E de certa maneira correlata ao conceito populista do 'pai e circo'.

 

"Estes discursos demagógicos ocorrem de uma certa forma aqui na capital, lá no Palácio Alencastro. E quando percebo estas relações de vassalagem e senhor feudal, esta situação acaba me incomodando muito". 

 

Em recente entrevista ao site O Bom da Notícia, Niuan chegou a revelar que tentou por várias vezes, quase sempre sem sucesso, colocar suas opiniões sobre gestão ao prefeito emedebista. E que, inclusive, nos últimos tempo vem marcando algumas agendas com o prefeito, sem que nunca tenha sido chamado pelos assessores de Pinheiro, para elas. E que pelo fato de terem olhares diferentes sobre o que seja uma gestão, sob o olhar da modernidade, este fato acabou conduzindo-os a um certo distanciamento.

 

Lembrando que no início da administração foi lhe feita a promessa, particularmente, pelo próprio prefeito que a vice-prefeitura não seria um cargo coadjuvante e que estariam juntos ao longo do mandato, garantido nas urnas pelo voto popular.

 

"Quem votou em Pinheiro votou, igualmente, em Niuan. Assim, este é um cargo que conquistamos juntos, portanto, vou honrá-lo até o final. Afinal, não sou um cargo comissionado. Tenho o meu modo de pensar e isto, em tese, seria interessante se houvesse respeito às diferenças. Sou jovem, oriundo da era digital. É necessário entender que estamos em um tempo que as informações têm a velocidade das redes sociais e que precisamos usar ferramentas como o Facebook e o Instagram em favor da população. Sobretudo, que milhares de internautas estão lá nos fiscalizando e que, assim, não há como tapar o sol com peneira. Precisamos acabar com estes discursos midiáticos, que não têm mais o efeito de antes. As gestões, como todo resto, precisam se modernizar e é por isso que eu dou a minha opinião doa a quem doer. Meu compromisso é com a população e com meus princípios éticos e morais.E é por eles que me pauto para construir meu projeto político".